Banco Central: Planejamento estratégico Institucional (PEI – BCB) 

O Banco Central do Brasil informa que o seu planejamento estratégico é realizado em ciclos de quatro anos. Conheça o PEI do BCB!

Conforme informações do site oficial do Banco Central do Brasil, o seu planejamento estratégico é realizado em ciclos de quatro anos. De acordo com o BCB, a instituição executa atualmente o Plano Estratégico Institucional (PEI-BCB) formulado para o período de 2020 a 2023. No entanto, ao longo dos ciclos acontecem as etapas de diagnóstico, formulação, levantamento dos riscos estratégicos, desdobramento, monitoramento e avaliação, informa a instituição. 

Banco Central: Planejamento estratégico Institucional (PEI – BCB) 

O Banco Central ressalta que as orientações estratégicas do BCB são sua “Missão institucional”, “Visão de futuro”, “Valores organizacionais” e “Objetivos estratégicos”. 

Dessa forma, a instituição ressalta que os objetivos estratégicos norteiam os temas da empresa, que por sua vez se desdobram em ações. O conjunto dessas ações estratégicas, do qual faz parte a agenda BC, assume papel central na execução do PEI-BCB 2020-2023.

Metas estratégicas, cadeia de valor e indicadores

Sendo assim, a instituição financeira ressalta que além das orientações e ações estratégicas, o PEI- BCB contém “Metas estratégicas”, “Cadeia de valor” e “Indicadores de gestão”. Periodicamente, o Comitê de Governança, Riscos e Controles monitora e avalia o PEI-BCB.

Orientações estratégicas para o período de 2020 a 2023

Confira a seguir, as orientações estratégicas formuladas pelo BCB para o ciclo atual:

Missão Institucional

Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.

Visão de Futuro

Ser reconhecido pela promoção da inclusão, transparência, sustentabilidade e competitividade no sistema financeiro e pelo estímulo à educação financeira do cidadão.

Valores Organizacionais

Dentre os valores definidos pelo BC, estão:

Integridade;

Foco em resultados;

Abertura para mudanças;

Excelência;

Cooperação;

Responsabilidade socioambiental.

Plano Plurianual (PPA) 2020 – 2023

Conforme informações oficiais do Banco Central, o Plano Plurianual (PPA) estrutura o processo de planejamento governamental e o articula ao processo orçamentário. Ele é estruturado em programas, que são conjuntos de políticas públicas financiadas por ações orçamentárias.

O BC informa que no PPA, o BCB participa mais diretamente no programa Garantia da Estabilidade Monetária e Financeira (4003), que tem por objetivo garantir a estabilidade monetária e um sistema financeiro sólido e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do país.

O planejamento estratégico do BCB se alinha ao planejamento governamental

Dessa forma, o planejamento estratégico do BCB se alinha ao planejamento governamental, pois a missão institucional do BCB, que integra as orientações estratégicas no PEI-BCB 2020-2023, está refletida no objetivo do principal programa do qual participa no PPA 2020-2023.

Além do programa 4003, o BCB também participa do Programa de Gestão e Manutenção do Poder Executivo (0032), por meio do qual são obtidos os recursos orçamentários para gestão e manutenção do BCB, como compras e aquisições de equipamentos e materiais, e pagamento de salários e de contratos de serviços, informa o próprio Banco Central em seu site oficial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.