Surpresa total, brasileiros vão receber devolução de imposto pelo PIX

Veja como funciona

A prática de furar a fila não é de bom tom na maioria das ocasiões. Contudo, dentro do contexto de declaração do Imposto de Renda de 2023, trata-se de algo positivo. Segundo a Receita Federal, existem algumas maneiras de o contribuinte passar na frente de outras pessoas e receber a restituição mais cedo, especialmente neste ano. Uma delas, por exemplo, é através do PIX! Confira!

Vale lembrar que as leis brasileiras já dão prioridade para alguns grupos sociais no recebimento destas restituições. Aposentados e profissionais que trabalham, exclusivamente com magistério, são só alguns exemplos de cidadãos que podem ter esta prioridade, independente do sistema de fura fila da declaração.

Além disso, também é importante dizer que nem todo mundo que declara o Imposto de Renda pode receber uma restituição. Segundo informações oficiais, apenas uma parte dos contribuintes recebem o dinheiro de volta em alguma das cinco datas da restituição do Imposto de Renda programadas para este ano.

Tais informações são importantes para que o cidadão entenda que é possível, que mesmo seguindo as dicas abaixo, o indivíduo pode não receber o saldo da restituição logo nos primeiros lotes. Afinal de contas, além dele, outras pessoas também podem ser vistas pelo Governo como prioritárias neste sistema.

O fura fila da restituição

Sem mais observações, listamos abaixo as duas maneiras básicas que podem gerar uma prioridade para o segurado que declara o Imposto de Renda no processo de restituição.

1. Declaração pré-preenchida

Uma das dicas para as pessoas que desejam receber a restituição do Imposto de Renda logo nos primeiros lotes é enviar a declaração através do sistema pré-preenchido. Esta não é bem uma novidade, pois, foi usada no ano passado.

O sistema de declaração pré-preenchida consiste basicamente em um documento baixado no computador que já está preenchido com as informações que o cidadão enviou no ano passado. É preciso conferir com cuidado os dados e alterar os pontos que mudaram no decorrer do último ano.

Embora seja mais fácil e rápido, este esquema pode ser perigoso, porque o cidadão pode deixar passar algumas informações erradas e cair na chamada malha fina. Seja como for, quem envia corretamente a declaração pelo formato pré-preenchido terá prioridade na restituição.

2. Pix

Outro sistema que pode gerar um fura fila na espera pela restituição é o sistema de Pix. Trata-se de uma novidade na declaração deste ano, e consiste basicamente em solicitar o recebimento da sua restituição através de uma chave Pix.

Neste procedimento, o cidadão vai ter que fornecer a sua chave. O único tipo que será aceito pela Receita Federal é o CPF. Eles argumentam que a apresentação deste documento poderia gerar menos problemas, já que a declaração do cidadão em si, também está sendo enviada com esta numeração.

A restituição do Imposto de Renda

O prazo para a declaração do Imposto de Renda já começou e deve seguir até o dia 31 de maio. Cidadãos que optam por enviar a declaração mais cedo, também possuem mais chances de receber a restituição nos primeiros lotes.

As datas das restituições, aliás, já foram divulgadas. Confira:

  • 1º lote:  31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote:  31 de julho;
  • 4º lote:  31 de agosto;
  • 5º lote:  29 de setembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.