Sociedade em franquia: como funciona

Aprenda tudo sobre essa modalidade e abra seu negócio

O setor de franchising é bastante amplo e atualmente se mantém como uma tendência no mercado financeiro, garantindo segurança e rentabilidade para o empreendedor. Com isso, cada vez mais estão surgindo interessados em abrir unidades de marcas já bem consolidadas e com boa reputação entre o público. No entanto, um equívoco muito comum é achar que só é possível se associar de modo solitário e independente. Porém, a sociedade em franquia é uma realidade e funciona com a mesma eficiência que os outros modelos, replicando o modelo de negócio da marca e aplicando estratégias que corroboram para uma alta lucratividade.

Abrir sociedade em franquia -- Reprodução Canva
Abrir sociedade em franquia — Reprodução Canva

Confira como funciona a sociedade em franquia

Nesse sentido, é importante encontrar um sócio com quem se tenha um mínimo de afinidade, o que significa possuir uma relação de respeito e harmonia, principalmente em situações de discordâncias de ideias, pois estas são inevitáveis.

Entretanto, apesar disso, os objetivos de ambos precisam ser em comum, para garantir um alinhamento de pequenas metas no decorrer do desenvolvimento do negócio. Somente assim, atendendo os critérios de como tudo funciona é que a sociedade em franquia será promissora.

O contrato

A grande diferença desse modelo de negócio é a necessidade de estabelecer um contrato entre os sócios, além daquele já pré-definido pela Lei de Franquias. Nesse caso, é preciso registrar e autenticar em cartório todos os direitos e deveres de ambos investidores de modo formalizado.

Além disso, as cláusulas deverão conter quaisquer regras acordadas na informalidade, além de valores como: porcentagem de lucro, quantias de investimentos e multas por quebra de contrato. Dessa maneira, a sociedade em franquia terá mais chances de obter um bom crescimento e um melhor faturamento.

Por isso, entender como funciona é uma ação fundamental antes de estabelecer a parceria, pois além do mais, é importante registrar: planos de ação da unidade, bem como quantidade de horas de serviço e a participação de cada um dos sócios. Esta última vem carregada de conceitos próprios do franchising.

Sócio operador

Contando com atuações distintas, cada um dos investidores irá exercer determinadas tarefas para garantir o bom funcionamento da unidade, dentre elas, a operação propriamente dita. O sócio operador será aquele com maior capacitação profissional em gestão de empresas, o que possui um melhor perfil empreendedor.

Assim, a sua maior responsabilidade é a de compreender a proposta estabelecida pela marca, já que a sociedade em franquia também requer uma preparação para boas tomadas de decisões baseadas no alcance de objetivos prévios. Além disso, esse franqueado deverá apresentar soluções de problemas nos momentos de crise e manter a qualidade do serviço oferecido pela franqueadora. 

Sócio investidor

O sócio investidor, por sua vez, após entender como funciona o modelo de negócio, terá a função de custear os gastos necessários para que a unidade seja implantada e comece a funcionar. Assim, o investimento inicial e todas as taxas que rodeiam o contrato serão pagas por esse franqueado. 

Além disso, para abrir uma sociedade em franquia, a própria marca é que deve aprovar o novo empreendedor. Isso ocorre para evitar possíveis prejuízos, pois ocorre uma investigação sobre a regularidade bancária daquele com instituições financeiras.

Relação com familiares

Um ponto interessante a ser discutido é a construção de uma parceria com familiares. Geralmente, o mais comum é pensar que a ideia é positiva. Isso ocorre principalmente em função da intimidade e do conhecimento sobre a personalidade e o temperamento de cada um.

Entretanto, são essas mesmas características que podem tornar os acordos mais difíceis e atrasar soluções de problemas que poderiam ser mais simples, já que é quase impossível manter uma postura profissional diante de conflitos com pessoas de elevado grau de intimidade.

Abertura da franquia

Por fim, os métodos de como funciona a abertura de uma unidade permanecem iguais, como se o empreendimento fosse criado individualmente. O primeiro passo, então, é escolher um setor em que ambos profissionais tenham habilidades e algum grau de interesse.

Em seguida, basta apenas acessar o site da marca desejada e marcar uma entrevista com os sócios. Esse tipo de coisa normalmente ocorre após o retorno de contato da franqueadora. 

Agora você já sabe tudo o que é necessário para ter abrir sua sociedade em franquia, com informações completas e simples para não haver dúvidas de como proceder! Assim, com certeza será muito mais interessante começar um negócio, pois, muitas vezes, começar sozinho se torna difícil ou até impossível, dependendo do caso.

Para que você não passe por isso, considere essa possibilidade de franquia que tem tudo para ser bastante promissora e positiva!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.