Como adquirir uma franquia de negócio lucrativo?

Confira 5 dicas fundamentais para ter sucesso

Iniciar um empreendimento é um ato que requer bastante determinação e dedicação para enfrentar todos os desafios que acabam por surgir durante o processo. O setor de franchising, entretanto, pode facilitar esse momento, pois adquirir uma franquia de negócio lucrativo é bem mais viável através desse modelo.

Como adquirir uma franquia de negócio lucrativo -- Reprodução Canva
Como adquirir uma franquia de negócio lucrativo — Reprodução Canva

Assim, é essencial que o empreendedor mantenha- se mantenha pesquisando dicas para não errar nessa aquisição. Isso porque, a aplicação de estratégias de lucro depende principalmente de você, pois as opções são muito amplas e é preciso de muito estudo para sua tomada de decisão.

Confira dicas para adquirir uma franquia de negócio lucrativo 

Apesar do investidor ser o principal responsável por ter sucesso com esse objetivo, buscar apoio com outros empresários mais experientes também pode ser de grande ajuda. Dessa maneira, a network deve ser explorada, na tentativa de encontrar redes de comunicação que gerem essa aproximação.

Ainda, é preciso pensar na própria realidade financeira, pois os rendimentos mais altos não são necessariamente aqueles que irão gerar o maior lucro na sua unidade. Isso ocorre porque adquirir uma franquia de negócio lucrativo pressupõe a existência de inúmeros fatores.

Faturamento médio 

Geralmente, os empreendedores costumam avaliar o ganho previsto sobre o capital de investimento inicial, pois esse ponto é fundamental para determinar se a aplicação vale a pena e não errar na sua escolha. Afinal, esse retorno é quem vai definir o índice lucrativo da nova unidade da marca.

Via de regra, o principal critério é um percentual de rentabilidade maior que 50% do montante inicial, mas o ideal é encontrar possibilidades com valores maiores que 70% ou 75%. Ainda, para adquirir uma franquia de negócio lucrativo é importante analisar o Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento legal sobre as cláusulas contratuais também relacionadas aos ganhos.

Prazo de retorno

Outro fator decisivo para não errar é o tempo que esse faturamento médio vai retornar para a sua conta, pois este se apresente como um indicativo de um desenvolvimento promissor da unidade. Dessa maneira, quanto menor for o prazo de retorno, maior é o grau de rendimento.

Com isso, o cálculo dessa recuperação de valores é feito pela própria marca ou pode ser obtido pelos franqueados já associados

Capital de giro 

Se define, basicamente, como a quantia de dinheiro necessária para que o negócio se mantenha em funcionamento. Esse valor, inclusive, não é o mesmo faturado, na verdade, é aquele que está em um movimento continuado relativo às transações da empresa.

Assim, é preciso avaliar esse caráter para conseguir adquirir uma franquia de negócio lucrativo. Pois, quanto maior a movimentação do capital de giro, mais crescente será o retorno de investimento de cada unidade gerenciada.

Modelo de negócio

O modelo de negócio também é um fator determinante para não errar nessa decisão. Isso porque, algumas configurações de estrutura, como quiosque e home based, podem proporcionar melhores resultados e um alcance de clientes muito maior.

Isso porque muitas das compras ocorrem de modo impulsivo. Assim, tanto a internet quanto um espaço físico pequeno, acessível e rápido, costumam estimular as pessoas a legitimar esse desejo de consumir. Por isso, para adquirir uma franquia de negócio lucrativo, é preciso avaliar essas modalidades.

O interessante aqui é que todos eles são adequados às microfranquias. Este é um tipo de franchising que possui um baixo valor de investimento e é ideal para pequenos empreendedores. O seu diferencial é exatamente uma maior rentabilidade, pois tendem a ter um percentual maior que 70%.

Suporte

Por fim, o sucesso de um negócio depende do nível de capacitação de todos os integrantes da equipe profissional, pois são eles quem vão garantir, na prática, a qualidade dos serviços oferecidos. Assim, é importante que todos aprimorem suas habilidades e se utilizem de experiências laborais anteriores para agregar eficiência.

O ponto positivo, é que a própria marca costuma fornecer esse suporte para o investidor e sua turma, pois isso faz parte de suas estratégias de manutenção de uma boa reputação empresarial. Inclusive, essa dinâmica, via de regra, é prescrita no contrato inicial

Assim, para adquirir uma franquia de negócio lucrativo e não errar na decisão, é preciso se aproveitar desses auxílios. Para tanto, é preciso lembrar que isso inclui: assessoramento jurídico, avaliação do mercado local, marketing digital, prospecção de clientes e etc.

Por fim, aprenda, planeje, confira cases de sucesso e se inspire na hora de buscar uma franquia e abrir seu próprio negócio! O post de hoje pretendia trazer informações para você e, também, dar aquele empurrãozinho que faltava para que seu sonho se tornasse realidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.