Site do auxílio emergencial de até R$375 fora do ar

Usuários que precisam devolver dinheiro do Auxílio Emergencial temem punição por causa da incapacidade de entregar o dinheiro

No último dia 5 de outubro, o Governo Federal enviou mensagens de texto para cerca de 627 mil brasileiros. Eles estavam pedindo para que as pessoas devolvessem o dinheiro do Auxílio Emergencial. Em tese, o que se sabe é que esses indivíduos pegaram essa quantia de forma indevida e precisavam enviar o montante de volta.

Veja também: Auxílio emergencial de R$600 será liberado para ESTE público

Para fazer isso, esses usuários precisam acessar um site oficial feito especialmente para essa devolução. Por lá, é preciso inserir alguns dados pessoais básicos e gerar uma GRU. É uma espécie de guia de cobrança. É só imprimir e ir pagar em qualquer banco. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Acontece que o site que gera essa GRU saiu do ar no último dia 7 de outubro. Naquele momento, o Ministério da Cidadania informou que o sistema caiu por causa da alta procura por parte dos usuários. Como muita gente acessou ao mesmo tempo, então o site não conseguiu seguir funcionando.

Naquele momento, o Ministério da Cidadania disse apenas que estava trabalhando em uma solução para o caso. Eles disseram ainda que tudo ia voltar ao normal a qualquer momento. Só que 28 dias depois da queda do site, ele ainda não voltou ao normal e muita gente está preocupada com o que pode acontecer.

Algumas pessoas relataram nas redes sociais que não sabem bem o que fazer neste momento. Acontece que sabe-se que um indivíduo pode ser formalmente punido se não devolver esse dinheiro. Em alguns casos, esses cidadãos acabam tendo o nome incluído na dívida ativa. Pelo menos é o que se sabe.

O que diz o Ministério

Procurado, o Ministério da Cidadania ainda não respondeu nenhum questionamento da nossa equipe. Ainda em outubro, no início do problema, eles prometeram que resolveriam essa situação o mais breve possível. Mas logo depois eles não tocaram mais no assunto.

Eles também não responderam se os indivíduos que não estão conseguindo devolver o dinheiro por causa dessa falha no site sofrerão alguma punição. Então essas pessoas seguem sem respostas sobre isso.

Crítica

Aliás, a principal crítica ao Governo é em relação ao momento da falha no site em questão. É que o website deixou de funcionar justamente em um momento em que milhares de pessoas estavam precisando muito dele para fazer as devoluções.

Além disso, nas redes sociais, também é possível ver muita gente reclamando da demora para se aplicar uma solução. Dessa forma, o site apresenta a tarja Em Manutenção há quase um mês, e nada ainda aconteceu.

Problemas no app que movimenta o Auxílio

Aliás, problemas com meios digitais do Governo não são assim tão incomuns. Vários usuários que usam o app do Caixa Tem também costumam relatar dificuldades para usar a aplicação. Pelo menos essa é a versão deles.

Para quem não sabe, o app do Caixa Tem é o aplicativo que se usa para movimentar a quantia do Auxílio Emergencial. Então para muita gente ele acaba se tornando a única opção de uso do montante quando o Governo libera o dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.