Sisu 2023: resultado é divulgado nesta terça-feira (28)

O prazo de matrícula é de 02 a 08 de março

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2023  divulgou os resultados nesta terça-feira (28), no site https://sisualuno.mec.gov.br/.

O programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.

Aprovação no Sisu

Caso o candidato tenha sido aprovado, o próximo passo é verificar os documentos exigidos para a matrícula na instituição de ensino, isso porque, existem universidades que aceitam o envio dos dados por meio digital. Contudo, outras, apenas presencialmente. O prazo de matrícula é de 02 a 08 de março.

Reprovação no Sisu

Os candidatos que não foram aprovados, podem participar da lista de espera, no período de 28 de fevereiro a 8 de março. O estudante deve escolher se deseja concorrer na 1ª ou na 2º opção de curso indicada na inscrição. Os resultados da lista de espera serão divulgados pelas próprias universidades.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é um portal online do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, o estudante tem acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A maioria delas é disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos). A inscrição é 100% gratuita e deverá ser feita somente pela internet.

Quem deseja concorrer a uma vaga tem essa possibilidade duas vezes ao ano, no período que antecede cada período letivo. De acordo com o MEC, em média são concedidos três dias para que os candidatos possam escolher as opções de curso.

Programa Universidade Para Todos

Foram abertas  também nesta quarta-feira (28), as inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni).  O prazo para se inscrever segue até o dia 3 de março. O programa dispõe de duas chamadas. A primeira nos dias 7 a 16 de março e, a segunda, entre os dias 21 a 30 de março.

Prouni

Criado em 2004, pelo então presidente Lula, por meio da Lei nº 11.096/2005,  Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de instituições de educação superior privadas e em universidades particulares de todo o Brasil. O programa também utiliza as notas do Enem para selecionar seus estudantes.

Passo a passo para visualizar as notas do Enem

Para ter acesso as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login da plataforma gov.br. Caso o estudante não lembre a senha, o portal dispõe da opção de recuperá-la. Basta digitar o CPF e selecionar a opção “Avançar”. Em seguida clique em “Esqueci minha senha”, escolha uma das alternativas de recuperação, preencha os dados solicitados e gere uma nova senha. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.