Setembro Amarelo nas empresas: Como incentivar a saúde mental?

A saúde mental deve ser incentivada para aumentarmos a qualidade de vida de cada colaborador.

Setembro Amarelo nas empresas deve ser posto em pauta para que possamos viabilizar mais saúde mental nas corporações.

Afinal, sabemos que o cuidado com a mente deixou de ser algo “a mais” e se tornou fundamental em qualquer empresa. Por isso, abrir espaço para essa discussão pode ser uma forma de aumentar a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores.

Para isso, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido. Acompanhe para saber mais,

Como incentivar a saúde mental através do Setembro Amarelo nas empresas

São diversas as formas de incentivar a saúde mental através da campanha do Setembro Amarelo nas empresas. Entretanto, lembre-se de que esse processo de cuidar da saúde mental não deve acontecer apenas durante o mês de setembro. Esse deve ser um cuidado posto em prática durante todo o ano. Setembro é apenas o momento de fortalecer a conscientização sobre o assunto de prevenção ao suicídio.

Com isso em mente, veja as nossas dicas como uma possibilidade de dar o start na sua corporação. Mas, lembre-se de que as medidas de saúde emocional e mental deverão ser mantidas o ano inteiro.

Vamos lá?

1- Abra uma discussão sobre o Setembro Amarelo nas empresas

Para começar, abrir uma discussão sobre o Setembro Amarelo pode ser uma boa pedida. Criar rodas de conversa com a equipe é fundamental para que esse tema receba mais atenção.

Além disso, cartazes, mensagens, e-mails, vídeos e outros tipos de mídia também podem trazer a atenção para o tema. Invista na visibilidade da campanha.

2- Promova eventos e palestras sobre saúde mental

Promover eventos e palestras de saúde mental também pode ser interessante. Aqui, você pode investir em psicólogos e outros profissionais focados em saúde mental e bem-estar, que possam falar abertamente sobre o tema para criar uma aproximação maior da equipe para com esse assunto.

3- Treine os seus gestores para darem suporte à equipe

Treinar os seus gestores também é uma forma de deixar uma porta aberta para o tema de saúde mental. Afinal, os líderes precisam estar preparados para ouvirem o time, acolherem as demandas e darem o apoio necessário diante das dificuldades cotidianas.

4- Incentive a cultura da escuta ativa, empatia e diálogo

A escuta ativa, a empatia e o diálogo fazem toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Portanto, essas habilidades deverão ser incentivadas no ambiente de trabalho e, obviamente, para além da campanha do Setembro Amarelo nas empresas.

Com a escuta ativa os seus colaboradores aprendem a ouvir uns aos outros, de maneira efetiva, ao mesmo tempo em que usam a empatia para se pôr no lugar do outro. E a partir desses dois pilares, o diálogo pode ajudar na hora de resolver problemas e elevar a qualidade de vida de cada um.

5- Crie um ambiente de trabalho que viabilize bem-estar e felicidade

Lembre-se de que, por fim, o ambiente de trabalho também deve ser posto em pauta quando pensamos em saúde mental, felicidade e bem-estar.

Um espaço tranquilo, organizado e confortável traz segurança, conforto e bem-estar. Enquanto que, um espaço bagunçado, sem divisão de ambiente (ou seja, do espaço de um colaborador ou de outro) gera estresse, falta de concentração, insatisfação, etc.

Viabilize um local saudável e que incentive as pausas, o descanso, o cuidado com a saúde mental e a felicidade!

  • Nota: Considere as nossas dicas como um ponto de partida e busque se aprofundar mais em temas referentes à saúde mental. Quanto mais conhecimento nesse sentido, melhor será para todos. Vamos juntos disseminar informações sobre os cuidados com a saúde emocional e mental!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.