Você consegue ser uma pessoa assertiva?

Conseguir ser uma pessoa assertiva não é a coisa mais simples do mundo. Dependendo do cenário em que estamos, podemos nos sentir encabulados na hora de dar uma opinião ou tomar uma decisão específica.

Por isso, refletir sobre a forma como estamos sendo assertivos ou não é uma maneira de desenvolver uma postura mais ativa em nossas próprias vidas. Você está preparado para isso? Venha refletir com a gente!

Você consegue ser uma pessoa assertiva?

Que resposta vem à mente quando você pensa nessa pergunta? Você realmente se vê como assertivo em sua vida? Ou depende da situação?

Fazer essa autoanálise pode lhe ajudar a se tornar uma pessoa mais decidida em algumas circunstâncias. Isso porque, por diversos motivos, podemos acabar entrando na zona de conforto em algumas áreas de nossas vidas, fazendo com que outras pessoas decidam por nós.

Embora isso não seja um “problema” de fato, em alguns momentos essa falta de assertividade pode abalar a nossa autoestima, autoimagem, etc. Além de que a falta de assertividade também pode abrir caminho para insatisfações em nossas vidas.

Por isso, vamos analisar essa situação mais afundo? Continue lendo!

1. Você é uma pessoa passiva ou ativa nas tomadas de decisão em conjunto?

Quando existem momentos de tomada de decisão em conjunto, você se vê como uma pessoa ativa ou passiva? Você toma decisões? Opina? Ou simplesmente ouve o que os outros tem a dizer e aceita sem dar a sua opinião?

Pense um pouco sobre isso. Pessoas assertivas tendem a ter voz ativa nos trabalhos em equipe, demonstrando o que pensam e ouvindo o que os outros têm a dizer. Assim, conseguem auxiliar nas tomadas de decisão de uma forma mais ativa.

2. Você sabe dizer o que quer?

Quando você quer muito alguma coisa, você sabe como dizer? Sabe usar as palavras de uma forma respeitosa e clara?

Uma pessoa assertiva tende a dizer o que deseja sem medo, mas com respeito.

3. Você consegue expressar o que pensa de forma respeitosa?

Em conversas com amigos ou colegas de trabalho você consegue expressar claramente o que pensa, quando é pertinente? Ou é aquela pessoa que simplesmente aceita tudo dos outros e não se expõe por medo de ser julgado?

Claro que nem sempre precisamos expressar os nossos pensamentos, mas quando é algo que diz respeito a nós, podemos e arriscamos dizer que “devemos” expressar. Seja para dizer que não quer falar sobre o assunto, ou para falar sobre o que pensa.

Pessoas assertivas têm uma certa facilidade de fazer isso. E assim, conseguem expressar o que sentem, colocando para fora pensamentos e organizando pontos de vista.

4. Você costuma procrastinar?

Você se vê como uma pessoa procrastinadora? Esse é um sinal de que ser uma pessoa assertiva não faz parte da sua rotina.

Afinal, se estamos procrastinando é porque estamos deixando de tomar atitudes e decisões importantes, deixando para mais tarde algo que deveria ser feito hoje.

Fique atento a esses sinais e comece a dar mais ouvido às suas vontades, desejos e pensamentos. A assertividade pode ser desenvolvida e pode promover muitos benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.