Como ser mais organizado nos estudos?

A verdade é que não existem segredos de como ser mais organizado nos estudos. Muita coisa depende da forma como lidamos com a procrastinação, com o espaço de estudos, e assim por diante. Porém, é claro que há medidas que podemos tomar para melhorar o nosso desempenho e os nossos resultados, e é justamente sobre elas que discutimos neste conteúdo. Acompanhe e reflita com a gente!

Como ser mais organizado nos estudos?

Existem diversas ações e mudanças de comportamento que podem nos ajudar a ser mais organizado nos estudos. Por exemplo, ao invés de permitir que a sua mente crie desculpas para a hora dos estudos, que tal simplesmente se levantar e se dirigir ao ambiente de aprendizagem? Assim você evita que os seus pensamentos de procrastinação comecem a operar e a “comandar” as suas ações.

Às vezes, não existe “segredo” para conseguir manter os estudos em dia. Um simples “levantar e fazer” pode ser o que esteja faltando. E por mais difícil que esse “levantar” possa parecer, a verdade é que nós devemos tomar a decisão de encará-lo o quanto antes.

Para ajudar nisso, existem algumas atitudes interessantes. Algumas delas estão listadas abaixo. Continue lendo.

1. Analise tudo o que deve ser feito ao longo dos dias

Você precisa ter clareza sobre o que precisa ser aprendido, antes de que querer ser mais organizado nos estudos. Até porque, pare e pense: como será possível organizar algo que você nem sabe direito o que é?

Por isso, comece a listar todas as tarefas que devem ser executadas. Depois de listá-las, comece a visualizar tudo o que deverá ser feito ao longo dos dias, pois isso lhe ajudará a montar o cronograma que mencionamos no item 3.

2. Prepare o seu ambiente de estudos

O seu ambiente de estudos também deve estar alinhado às suas necessidades. Isto é, comece a preparar um espaço que seja aconchegante e que permita que você fique mais focado e confortável durante os estudos. Lembre-se de decorar o ambiente de uma forma motivadora, para se sentir ainda mais instigado em manter os estudos. Da mesma forma, procure deixar todos os materiais ao seu alcance.

3. Tenha um cronograma baseado em prioridades

Tenha um cronograma que seja verdadeiramente estruturado e baseado em prioridades. Lembra quando você analisou tudo o que deveria ser feito? Pois bem! É hora de criar uma lista baseada nessas atividades que considere:

  • Prazos;
  • Importância;
  • Dificuldade da matéria;
  • Tempo para estudar;
  • Quantidade de trabalhos a serem desenvolvidos;
  • E assim por diante.

Com todo esse mapeamento você conseguirá preparar um “passo a passo” diário e semanal.

4. Evite distrações durante os estudos

Cuidado com as distrações! Para ser mais organizado nos estudos você precisa evitar deixar o celular próximo ou abrir abas no computador que não tenham a ver com os estudos. Não se sabote dessa forma e policie-se. Uma forma de controlar esses impulsos de distração é agendar um horário para esse tipo de atividade – exemplo: mexer nas redes sociais, assistir vídeos, etc.

5. Cuide da sua mente e do seu corpo

E por fim, lembre de sempre cuidar da sua mente e do seu corpo. Atividades físicas, autoconhecimento e autocuidado nos ajudam a manter a concentração, motivação e foco. E tudo isso faz diferença na hora de sermos mais organizados.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.