Seguro DPVAT: Veja como funciona e como receber

O DPVAT (Danos Pessoas Causados Por Veículos Automotores de Via Terrestre) se refere a um seguro obrigatório para todos os proprietários de veículos do país.

O DPVAT (Danos Pessoas Causados Por Veículos Automotores de Via Terrestre) se refere a um seguro obrigatório para todos os proprietários de veículos do país. O serviço pode ser utilizado para indenizar e também apoiar vítimas de acidentes de trânsito.

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Quais os benefícios oferecidos pelo DPVAT?

Veja quais são as coberturas do DPVAT:

Invalidez permanente: pago a própria vítima do acidente em casos de perda, redução total ou parcial em caráter definitivo das funções, membros ou órgãos em decorrência do acidente de trânsito. O valor da indenização pode chegar até R$ 13.500.

Despesas médicas: cobertura disponível a própria vítima do acidente que gastou com assistência médica, hospitalar ou farmacêutica após ter sofrido o acidente de trânsito. O valor da indenização pode chegar até R$ 2.700.

Falecimento: neste caso, a indenização é paga aos herdeiros legais da vítima que veio a óbito em decorrência do acidente de trânsito. O valor da indenização é de até R$ 13.500 por pessoa.

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Como solicitar a indenização do DPVAT?

Existem duas formas de se solicitar a indenização do seguro, sendo por meio do aplicativo da DPVAT Caixa ou em uma agência do banco.

Solicitação via aplicativo

  1. Faça o download do aplicativo DPVAT, disponível para Android e iOS;
  2. Cadastre-se ou use o seu login e senha utilizados nos canais da CAIXA;
  3. Toque em “Quero solicitar minha indenização DPVAT” e depois em “Iniciar solicitação”;
  4. Leia e aceite os “Termos e condições de uso e a Política de Privacidade”;
  5. Informe os dados do acidente;
  6. Selecione o tipo de indenização (DAMS, IP ou Morte);
  7. Preencha os dados da vítima/beneficiários;
  8. Anexe os documentos solicitados;
  9. Autorize o crédito do pagamento em conta poupança social digital;
  10. Pronto, sua solicitação de indenização foi aberta.

Vale ressaltar que a indenização pode ser solicitada pela própria vítima, por seus beneficiários, procurador ou representante legal. No último caso, é necessário apresentar procuração por instrumento público ou particular.

Solicitação presencial

Será necessário comparecer até uma agência da Caixa Econômica e apresentar a documentação necessária.

Dada a entrada no pedido, será informado o número de protocolo cadastrado, sendo possível acompanhar o processo tanto na agência quanto no aplicativo DPVAT.

Documentação necessária

A documentação necessária dependerá do tipo de indenização. Os documentos devem estar legíveis, serem apresentados em frente e verso, sem cortes, sem rasuras, além de possibilitar validação de sua autenticidade.

O banco pode solicitar a qualquer momento um esclarecimento ou documentação complementar. Neste caso, é necessário que, quando solicitados, sejam concedidos em um prazo de até 90 dias.

No processo, os documentos serão analisados por empresas de perícia especializadas ou a vítima passará por uma perícia médica. O procedimento pode ser realizada por vídeo-chamada, presencialmente ou em domicílio.

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