Inflação do aluguel em junho fica em 0,59%

Indíce é um pouco maior que de maio com 0,52%.

em De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços (IGP-M) sobre os valores do aluguel em todo o país tiveram uma alta de cerca de 8,16% no ano. O aumento dos últimos 12 meses é de 10,70%.

O valor acumulado está abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma antecipação da inflação oficial do país. Ademais, em relação a junho de 2021, o índice relativo ao aluguel de imóveis, estava em 0,60% e acumulava uma alta relativa aos 12 meses anteriores, de 35,75%.

O IGP-M acompanha a variação de preços não só do aluguel, mas também de insumos da construção civil, oscilação dos preços ao consumidor, valor dos produtos primários, matérias primas, preços do atacado, entre outros.

Grupo Pereira divulga NOVOS empregos pelo país

Índice de preços

A inflação tem apresentado uma grande alta nos últimos meses. No entanto, houve uma desaceleração em relação ao índice de preços ao produtor. É uma redução importante, visto que ele tem um grande peso na formação do IGP-M.

De acordo com André Braz, coordenador do índice de preços, há uma desaceleração da alta nos últimos 12 meses, como vemos em relação ao aluguel, apresentando o menor nível desde 2020. Podemos destacar o óleo diesel, leite in natura e os automóveis puxaram os preços para cima.

Auxílio Brasil representa acréscimo no PIB de diversas cidades

Como o índice é composto 

O IGP-M realiza seus cálculos entre os dias 21 do mês precedente e 20 do mês padrão. Para tal, ele analisa o índice de preços do produtor, consumidor e da construção civil. Ele é composto por três elementos: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

O IPA compõe cerca de 60% da pesquisa e teve uma variação de 0,30% em junho. Houve uma queda na taxa das Matérias-Primas Brutas, com o minério de ferro apresentando uma redução de -0,32%, milho em grão, -1,21% e mandioca, -4,24%.

Em relação ao IPC, que tem um peso de 30% no IGP-M, teve um aumento de cerca de 0,71% em junho. O índice relacionado à habitação teve uma alta de 0,65%. A energia elétrica influenciou na diminuição do índice de preços, com uma variação de -0,34%.

Já o INCC, que compõe 10% do IGP-M, teve um aumento considerável de 2,81% em junho. Os materiais e equipamentos tiveram uma alta de 1,58%, serviços de 0,50% e mão de obra, de 4,37%.

A princípio, em relação a variação dos valores do IGP-M, André Braz afirma que a desaceleração do índice é reflexo dos recuos observados nas taxas de variação dos preços aos produtores (de 1,45% para 0,45%) e aos consumidores (de 1,53% para 0,35%) devido à alta menor apurada nos preços dos combustíveis fósseis”.  

Actionline anuncia vagas de emprego; veja funções

Aluguel com vencimento em junho

Todavia, com a desaceleração do índice de preços dos aluguéis, acumulados em 10,70% nos últimos 12 meses, os aluguéis com vencimentos em junho deverão seguir a mesma variação. 

Isso quer dizer, por exemplo, que um inquilino que pagava cerca de R$1500 de aluguel, deverá desembolsar R$1660,8 nos 12 meses seguintes. Especialistas afirmam que nessa hora, é importante que o inquilino negocie com o proprietário do imóvel, em busca de valores mais atrativos. 

Como o cálculo do IGP-M é diferente da inflação oficial, algumas imobiliárias passaram a alterar os preços do aluguel baseado neste segundo índice, reajustando seus novos contratos. Dessa maneira, há uma alta relevante. Para fugir dos preços altos, a negociação é a melhor forma de se proteger.

Aluguel de um imóvel

Cerca de 23% das famílias brasileiras afirmam que o aluguel é um dos que mais pesa no bolso, ficando atrás apenas da alimentação. De acordo com consultores, é indicado que se organize financeiramente para alugar um imóvel.

Para tal, é preciso analisar as despesas não só com o aluguel, mas também com o condomínio, água, luz e até mesmo com as despesas relacionadas à locomoção, como por exemplo, ônibus e gasolina.

Uma outra estratégia é relacionar seus gastos com outras despesas, de forma a ter a certeza de que seus rendimentos cubram os valores pré-estabelecidos. Em suma, não é indicado que se extrapole o valor do seu ganho mensal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.