Século XX: 3 eventos importantes

Confira!

Século XX: 3 acontecimentos que estarão na sua prova

O século XX foi marcado por acontecimentos extremamente importantes, como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Dessa maneira, não é de se surpreender que os acontecimentos históricos desse período sejam abordados com tanta frequência pelas principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre 3 eventos importantes do século XX que provavelmente estarão nas suas questões de história. Confira!

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que se iniciou no ano de 1914 e terminou no ano de 1918. O conflito foi oficialmente encerrado com a assinatura do Tratado de Versalhes.

Dentre as consequências da Primeira Guerra Mundial no Brasil, podemos citar o surto industrial, perceptível principalmente no ano de 1917. O surto aconteceu devido em razão da dificuldade de importar produtos industrializados de outros países para o Brasil.

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna aconteceu no ano de 1922 e completa, dessa forma, 100 anos em 2022. Assim, é muito provável que o evento esteja presente em questões de história dos principais vestibulares do país.

O evento aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo e representou um movimento que pretendia romper com o academicismo que dominava as principais manifestações artísticas brasileiras. Ainda, os movimentos modernistas propunham também uma discussão sobre a identidade cultural do povo brasileiro, que até aquele momento era deixada em segundo plano.

Revolução de 1930

Como o seu próprio nome indica, a Revolução de 1930 aconteceu na primeira metade do século XX e foi a responsável por colocar um fim à República Oligárquica.

Como consequência do evento, Getúlio Vargas assumiu a liderança do país e Washington Luís, então presidente, foi deposto.

Podemos dizer que a Revolução de 1930 aconteceu em decorrência do cenário mundial da época e das contradições da República Oligárquica no Brasil. Dentre os fatores que provocaram a eclosão da revolução, podemos citar:

  • A crise dos setores ligados à cafeicultura
  • O rompimento da denominada “política do café com leite” por Washignton Luís
  • As consequências da Crise de 1929 no Brasil
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.