5 filmes sobre a Primeira Guerra Mundial: confira!

Estude o conflito por meio de filmes!

5 filmes sobre a Primeira Guerra Mundial: descubra!

Todos nós já ouvimos falar da Primeira Guerra Mundial. Isso se explica pelo fato de que a Grande Guerra, outro nome do conflito, é considerada um dos principais acontecimentos de toda a história.

Assim, não é de se surpreender que o assunto seja abordado por tantas questões de história geral dos vestibulares e do ENEM.

Dessa forma, você precisa revisar com frequência as principais características desse evento. E que tal fazer isso assistindo filmes?

Isso mesmo! É perfeitamente possível assistir a um bom filme e estudar para um vestibular ou para o ENEM ao mesmo tempo.

Vamos ver, a seguir, algumas dicas de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial para entender ainda mais sobre o embate que marcou a história.

Nada de Novo no Front

O filme Nada de Novo no Front, produzido em 1930, é baseado no livro homônimo de Erich M. Remarque.

A obra retrata o cotidiano de soldados alemães que viviam como amigos na sociedade e que, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, foram convocados para lutar no front.

Lawrence da Arábia

O filme Lawrence da Arábia, produção de 1962, retrata a história do tenente Lawrence, que comandava as tropas inglesas durante a Primeira Guerra Mundial.

A obra tem como objetivo retratar a participação do Império Turco-Otomano na Primeira Guerra Mundial, bem como aquela dos britânicos.

Barão Vermelho

O filme retrata o início do uso de aviões pelas tropas dos dois lados na Primeira Guerra Mundial.

Os ataques aéreos foram cruciais para o desfecho de muitas batalhas dos embates. Assim, Barão Vermelho busca retratar esse lado da Grande Guerra e, principalmente, a participação de um piloto alemão: o Barão Manfred von Richthofen.

Cavalo de Guerra

Cavalo de Guerra, produzido em 2011, é um filme que retrata a Primeira Guerra Mundial sob uma perspectiva um pouco diferente. Isso porque, a obra acompanha a vida de um cavalo de nome Joey.

Joey foi utilizado na Grande Guerra pelas tropas da Inglaterra, acompanhando os soldados em muitos conflitos.

Feliz Natal

Feliz Natal é um filme de 2005 que retrata um aspecto muito peculiar da Primeira Guerra Mundial: a denominada “guerra de trincheiras”.

As trincheiras, grandes buracos cavados na terra, foram utilizadas principalmente na primeira fase dos conflitos. No filme, tropas inimigas decidem realizar uma trégua devido à um dia especial: a véspera de Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.