Segunda Guerra Mundial: três pontos importantes

Confira!

Segunda Guerra Mundial: um resumo para a sua prova

Todos nós sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi um dos conflitos mais importantes de toda a história da humanidade.

Porém, as questões de história geral do ENEM e dos vestibulares costumam destacar alguns aspectos em detrimento de outros.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com 3 tópicos sobre a Segunda Guerra Mundial que podem estar na sua prova. Vamos conferir.

Segunda Guerra Mundial: o Tratado de Versalhes

O denominado “Tratado de Versalhes” foi assinado no ano de 1919, um ano após o fim da Primeira Guerra Mundial, conflito que havia se iniciado no ano de 1914.

As medidas do acordo foram impostas pelos países vencedores da Grande Guerra (como também é conhecida a Primeira Guerra Mundial) e impostas aos países que perderam o conflito. Porém, entre os derrotados, uma nação se destaca: a Alemanha, que foi considerada a principal culpada pela guerra.

Assim, para punir os alemães, o Tratado estabeleceu que o país deveria pagar uma imensa indenização, além de ser completamente desmilitarizado.

Como consequência das duras medidas impostas, o Tratado é considerado responsável por gerar uma espécie de “desejo de vingança” nos alemães e, consequentemente, pela ascensão de Adolf Hitler ao poder e pelo início da Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial: Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a geografia e a geopolítica mundial do mundo sofreram fortes alterações: dentre essas, podemos citar o início do conflito denominado de “Guerra Fria”.

A Guerra Fria foi um embate indireto entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

Segunda Guerra Mundial: a participação brasileira

No ano de 1944, o Brasil oficialmente entrou para a Segunda Guerra Mundial, como consequência da pressão americana sobre o país.

Em 1943, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) foi incorporada ao Exército Americano e treinada na Itália.  Os mesmos chegariam na Itália em 1944.

Lutando ao lado dos EUA, o exército alemão foi expulso do território italiano com a ajuda dos brasileiros. Mais de 450 soldados brasileiros perderam suas vidas nos conflitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.