Como se colocar no lugar do outro?

Como conseguir se colocar no lugar do outro? O que fazer para estimular a empatia e conseguir compreender melhor a outra pessoa?

Na realidade, existem diversas ações que podemos colocar em prática para estimular a empatia. E neste conteúdo apontamos algumas delas. Acompanhe para saber mais.

Como se colocar no lugar do outro? Veja dicas para estimular a empatia

Para se colocar no lugar do outro é necessário estar disposto a isso. Portanto, deixe de lado todo e qualquer tipo de preconceito que você possa ter. Esqueça aquelas ideias prontas que você tem sobre a outra pessoa, e permita que a sua mente se abra verdadeiramente.

Apenas dessa maneira é que começaremos a ser mais empáticos com os outros, viabilizando relacionamentos interpessoais mais saudáveis e equilibrados.

Dito isso, veja as dicas que poderão potencializar os seus resultados:

1. Leia diferentes materiais

Você sabia que lendo podemos aprender a se colocar no lugar do outro? Isso mesmo!

Isso ocorre porque estamos lendo um material feito por outra pessoa, ou seja, de acordo com o ponto de vista dela. A partir disso, conseguimos enxergar as situações de diversas  maneiras diferentes.

Logo, quanto mais lemos materiais escritos por outros, mais conteúdos diversos e com pontos de vista diferentes a nossa mente irá absorver. E assim, conseguimos enxergar o mundo pelos olhos do autor. Experimente.

2. Pratique a escuta ativa

Quando alguém estiver falando com você e contando absolutamente qualquer coisa, seja aquele indivíduo que pratica a escuta ativa. Mas o que é essa escuta?

Basicamente, é a habilidade de escutar o outro verdadeiramente, sem permitir que os seus pensamentos e julgamentos atrapalhem a absorção do que o outro diz. Para isso, preste atenção em cada palavra, sem querer adivinhar o que vem a seguir, por exemplo.

Quanto mais você prestar atenção e escutar a pessoa, verdadeiramente, mais fácil conseguirá se colocar no lugar do outro.

3. Imagine o “contrário”

Depois de ouvir tudo o que a pessoa disse, tente imaginar o caminho contrário. E se fosse com você?

Claro que esse exercício nunca será 100%. Ou seja, embora você se imagine na situação da pessoa, você ainda fará isso partindo da sua história de vida. Contudo, essa é uma das formas mais simples de se aproximar da realidade alheia.

Mas, novamente: nada de se assentar sobre preconceitos, hein? Tente imaginar o contrário sem ficar pensando que a pessoa é fraca na situação x ou y. Seja, de fato, uma pessoa aberta aos sentimentos alheios neste momento.

4. Assista documentários e filmes biográficos

Assistir a documentários sobre pessoas e filmes biográficos também ajuda na hora de se colocar no lugar do outro. Sabe por quê? Porque você começa a conhecer e entender outras realidades, percebendo o quanto cada pessoa é única e tem os seus motivos para agir da forma x, y ou z, por exemplo.

Portanto, inclua esse tipo de atividade na sua rotina para conseguir ser uma pessoa mais empática e, a partir disso, construa relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.