Se alguém te pediu para ser AVALISTA, você deve ler isto

Recebeu um pedido para se tornar avalista em uma operação? Antes de aceitar, é importante compreender o significado dessa responsabilidade. Ser avalista implica assumir a obrigação de quitar uma transação financeira caso o solicitante não cumpra com o pagamento. Geralmente, essa solicitação ocorre em empréstimos e financiamentos.

O que implica ser um avalista?

Para a instituição ou financiadora, a pessoa garante o pagamento do crédito concedido. Para quem solicita um empréstimo, ter um avalista facilita a obtenção do valor pretendido.

Caso o devedor não cumpra com as parcelas do empréstimo ou financiamento, quem avalizou será cobrado pelo valor total da dívida, sem juros ou outras taxas incidentes. Ele assume a responsabilidade pelo pagamento caso o devedor não cumpra com o contrato.

Diferença entre avalistas e fiadores

É comum que os bancos e instituições financeiras solicitem alguém para cumprir o papel antes de liberar o crédito ao solicitante. Já o fiador é mais requerido em transações imobiliárias, como contratos de locação.

Ambos são responsáveis pelo pagamento de uma dívida não quitada, mas existem algumas diferenças entre eles. No caso de inadimplência em um financiamento bancário, por exemplo, o avalista, se acionado, pagará o valor do crédito solicitado, sem a obrigação de arcar com juros, multas e outras taxas.

Por outro lado, o fiador será responsabilizado por todas as taxas incidentes em uma dívida não honrada. A saber, em uma locação, o fiador será responsável pelo pagamento dos aluguéis em atraso, juros, multas, multas por quebra de contrato e possíveis despesas com reparos no imóvel, entre outros custos.

Outra diferença entre os dois está na ordem de execução. O fiador é acionado somente após diversas tentativas de negociação fracassadas. O avalista, por sua vez, é cobrado muito antes do fiador. Basta o não pagamento de uma parcela para que ele seja cobrado pelo valor da dívida pelo credor.

Se alguém te pediu para ser AVALISTA, você deve ler isto
Saiba os prós e contras da prática – Imagem: Canva

Diferenças entre o avalista e o devedor solidário

Existem diferenças entre o avalista e o devedor solidário. Além disso, temos também a assunção de dívida como outra figura a ser considerada.

O devedor solidário, seja pessoa física ou jurídica, também é responsável pelo pagamento da dívida no caso de inadimplência por parte do solicitante. Geralmente, essa figura é mais comum em situações envolvendo cônjuges ou sócios de empresas.

A diferença entre o devedor solidário e o avalista é que o primeiro pode não constar na assinatura do contrato. Dessa forma, a pessoa responsabilizada tem mais chances de se defender e não arcar com a dívida do não pagador, podendo alegar até mesmo desconhecimento da transação.

Em relação à assunção de dívida, ela ocorre quando uma terceira pessoa entra na negociação de um empréstimo. Nesse caso, tanto o devedor quanto o avalista podem ser excluídos do contrato, e a terceira pessoa assume a dívida, pagando-a diretamente à instituição financeira.

Cuidados ao aceitar a proposta de avalizar alguém

Antes de aceitar essa proposta, é importante tomar alguns cuidados:

  • Considere o cenário em que o devedor não pague a dívida. Você será cobrado pelo valor emprestado e pode ter seu nome incluso em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC;
  • Normalmente, os contratos que envolvem avalistas não exigem a apresentação de um bem como garantia, ao contrário do que ocorre nos contratos com fiadores. Portanto, o risco de ter um bem penhorado está mais relacionado à figura do fiador;
  • Conheça bem o solicitante antes de aceitar. Então, não se sinta obrigado a avalizar ninguém, especialmente se você tiver conhecimento de que essa pessoa pode não honrar a dívida. Muitas vezes, por medo de decepcionar, as pessoas acabam prejudicando a si mesmas ao aceitar ser avalistas em transações financeiras. Evite essa situação;
  • Caso decida aceitar ser avalista de alguém, você tem o direito de solicitar informações sobre a operação junto ao banco ou instituição envolvida. Assim, é melhor acompanhar de perto o andamento da transação do que ser surpreendido por problemas futuros que possam afetar sua situação financeira.

Portanto, leia e releia sobre o que significa ser avalista. Esteja ciente dos riscos envolvidos antes de aceitar a proposta, principalmente de quem já tem histórico de ser um mau pagador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.