EMPRÉSTIMOS CAIXA: conheça as opções ideais para negativados

Esse grupo de cidadãos geralmente tem dificuldades para obter crédito

Há diversas linhas de empréstimos Caixa. O referido banco, um dos mais tradicionais do país, é um dos que tem diferentes linhas de crédito para pessoas negativadas junto aos órgãos de proteção ao crédito. As duas melhores são o crédito consignado e o crédito com garantia de FGTS.

A instituição também oferece o empréstimos Caixa com garantia de FGTS. No entanto, ele é um pouco mais restrito e burocrático que as duas outras alternativas. Ademais, saiba como proceder com as opções apropriadas para os negativados na matéria desta quarta-feira (21) do Notícias Concursos.

Como funcionam os empréstimos Caixa para negativados?

Ambos os empréstimos Caixa Econômica citados anteriormente, o consignado e o penhor, dispensam a consulta do CPF do consumidor junto aos órgãos de proteção ao crédito. Isso não significa, contudo, que as duas modalidades de crédito não possuam critérios para definir a aprovação ou não do pedido. Confira adiante quais são as características de ambas as modalidades e os requisitos necessários para solicitar essas duas linhas de crédito.

Crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade que não tem necessidade de avalista, além de oferecer condições diferenciadas para o público atendido, que são os aposentados e pensionistas do INSS e funcionários de empresas e órgãos conveniados. Ele pode ser solicitado em uma agência física do banco, pelo Internet Banking ou pelos terminais de autoatendimento.

Informe o valor desejado e a quantidade de parcelas. Efetue o preenchimento e assinatura dos formulários e, caso necessário, envie a documentação exigida. Em caso de aprovação, o valor será liberado na conta.

EMPRÉSTIMOS CAIXA: conheça as opções ideais para negativados
EMPRÉSTIMOS CAIXA: conheça as opções ideais para negativados – Freepik

Quais são os benefícios e desvantagens?

Os benefícios são:

  • Parcelas mensais fixas e debitadas diretamente da folha de pagamento ou benefício;
  • Liberdade de usar o valor quando e como quiser;
  • Possibilidade de antecipar a quitação;
  • Não faz consulta aos birôs de crédito.

Por outro lado, ele possui algumas desvantagens. São elas:

  • Pode ser solicitado apenas por aposentados e pensionistas do INSS e funcionários de empresas privadas que possuam convênio com a instituição;
  • O valor máximo que pode ser solicitado está atrelado a margem consignável. Ou seja, o valor da parcela não pode ser maior do que 30% do seu salário (em caso de funcionários de empresa privada) e 35% do benefício (em caso de aposentados e pensionistas do INSS);
  • Os beneficiários do INSS precisam ser obrigatoriamente aqueles que recebem benefício permanente. Os temporários não têm direito a esse crédito.

Empréstimos Caixa Econômica: crédito com garantia de FGTS

Outro dos empréstimos Caixa Econômica é o crédito com garantia de FGTS. Ele corresponde a uma espécie de crédito consignado, mas que usa o FGTS como garantia de quitação do valor emprestado.

Podem solicitar (pela Internet, agência física ou terminal de autoatendimento) esse empréstimo as pessoas celetistas de empresas privadas que possuam convênio com a Caixa. As vantagens dessa linha de crédito é que os juros são mais baixos, as demais taxas possuem um valor reduzido, o contrato é facilitado e também não faz consulta aos birôs de crédito.

Todavia, as desvantagens dessa modalidade dos empréstimos Caixa são que a empresa empregadora precisa ter necessariamente convênio com a Caixa. O trabalhador deve ter registro na CTPS (não vale contrato por prestação de serviços). Ademais, caso o consumidor se torne inadimplente, o saldo do FGTS é obviamente tomado para quitar o valor devido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.