Como se acalmar para apresentar TCC – Dicas simples

Saber como se acalmar para apresentar TCC é uma peça-chave para um bom desempenho diante da banca avaliadora. Embora essa tarefa possa ser bem difícil e, em alguns casos, muito desgastante – devido aos altos níveis de ansiedade-, ela pode ser mais bem explorada a partir de algumas perspectivas simples. Quer saber quais são? Então acompanhe o texto de hoje.

Dicas de como se acalmar para apresentar TCC

As mãos tremem, o suor é frio e a visão pode até parecer um pouco turva. Em alguns casos, você consegue focar apenas nas batidas do seu coração, que parecem completamente descompassadas. Se essas características lhe soam familiares, é possível que você esteja sentindo muita ansiedade e nervosismo na hora de apresentar o TCC. Para lidar com isso, veja as nossas sugestões:

Tenha um roteiro claro, com tópicos importantes em ordem cronológica

Pode parecer algo óbvio, mas muitas pessoas podem pecar na hora de montar o roteiro de apresentação do TCC. Isso porque acabam se ancorando em pontos soltos do trabalho, não criando uma cronologia interessante.

Com isso, a apresentação pode ficar um pouco confusa e sem atingir os critérios trazidos pelos avaliadores. Portanto, crie um roteiro de tópicos que siga uma lógica (que pode ser a cronologia do desenvolvimento do seu trabalho, por exemplo).

Estude o que você tem mais dificuldade de explicar e treine com áudios

Sempre haverá conteúdos que nos causam aquela sensação de que não sabemos o suficiente. Isso é normal! Porém, essa “falta de saber” pode atrapalhar na hora de se acalmar para apresentar TCC. Por isso, procure listar quais pontos você mais tem dificuldade e comece a estudar um pouco mais sobre ele.

Assista outras pessoas explicando o assunto, faça mapas mentais e grave áudios explicando para si mesmo. Assim você internaliza mais aquele conteúdo e fica mais bem preparado para possíveis perguntas.

Conheça bem quem estará avaliando o seu trabalho para se acalmar para apresentar TCC

Saber quais são as experiências e as áreas de atuação dos avaliadores também pode ajudar bastante na hora de se acalmar para apresentar TCC. Afinal, você não está se sentindo “no escuro” e poderá, inclusive, bolar exemplos de acordo com a atuação de cada avaliador, a fim de usá-los durante a sua apresentação e, dessa forma, se aproximar mais de quem está lhe assistindo.

Mentalize coisas positivas: Isso ajuda a aumentar a autoconfiança

Não estamos falando para você mentalizar frases clichês como “vai ficar tudo bem”, mas sim, pensar em coisas positivas com relação ao seu TCC. Por exemplo, pense nas experiências positivas que você viveu, e na sensação de dever cumprido que você sentiu quando terminou de escrever o seu trabalho. Isso fará toda a diferença e aumentará a sua autoconfiança.

Considere ainda pensar no quanto você se dedicou, estudou e buscou referências para o seu trabalho. Tudo isso lhe dará um suporte mental de que sim, você está bem preparado. E, como consequência, se sentirá mais calmo e pronto para a apresentação.

Esperamos ter lhe ajudado. E lembre-se: conversar sobre essa ansiedade pode lhe ajudar a se sentir mais aliviado. Portanto, comente aqui embaixo como você está se sentindo e boa sorte! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.