Gênero textual: entrevista

A entrevista é um gênero textual marcado pela oralidade e que possui função informativa. Desse modo, é um gênero veiculado nos principais meios de comunicação. No ambiente profissional, ela serve para a seleção e o recrutamento de candidatos para o preenchimento de vagas.

A entrevista consiste na interação entre duas pessoas, um entrevistador e um entrevistado. Há diversos tipos de entrevista e o formato pode variar de acordo com a intenção pretendida. Há entrevistas de emprego, entrevista psicológica, jornalística, entrevista social, entre outras.

Outro aspecto marcante desse gênero é o discurso direto e o posicionamento crítico. Por isso, muitas vezes os textos desse gênero contribuem para a formação de uma opinião pública. Por meio de um jogo de perguntas e respostas, entrevistador e entrevistado refletem sobre os mais variados assuntos. Quando a conversa for registrada para publicação, os diálogos devem ser transcritos de maneira fiel, palavra por palavra, sem cortes ou alterações. Por isso, nesse caso, o indicado é gravar o encontro e depois realizar a transcrição de cada uma das falas.

Como fazer?

A estrutura de uma entrevista envolve a elaboração de um roteiro. Por isso, é preciso escolher um tema. Em seguida, pesquise e estude o assunto escolhido. Durante o processo de pesquisa, crie perguntas criativas com o objetivo de obter o máximo de informações. Mas, ao criar as perguntas, leve em consideração o perfil do seu entrevistado. O objetivo é fazer perguntas curtas e que se relacionem ao tema central.

Além disso, estude também o seu entrevistado. Se for uma seleção de emprego, analise com atenção o currículo do candidato e busque dados sobre suas experiências anteriores e habilidades. Um bom roteiro deve conter um título norteador e uma breve introdução que apresente o tema que será discutido e o perfil do entrevistado. Por fim, é preciso que você revise o esboço por inteiro. Nesse momento é possível identificar qualquer desvio na estrutura.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.