Benefícios do brócolis: Veja a tabela nutricional completa

Os benefícios do brócolis envolvem uma diminuição de problemas cardiovasculares; menor chance de desenvolvimento de cânceres e melhora no sistema imunológico do corpo. O seu consumo diário pode melhorar – e muito – a saúde, trazendo mais qualidade de vida e força para o organismo.

Benefícios do brócolis – veja quais são

Consumir 100 gramas de brócolis cru ou cozido já é capaz de trazer benefícios para a saúde. Sua composição conta com uma fonte rica de vitamina C e minerais que são importantes para diversas funções de nosso corpo. Veja abaixo todas as vantagens de comer brócolis todos os dias:

1- Reduz o colesterol

O brócolis é um alimento muito rico em fibras solúveis, que são responsáveis por diminuir a absorção do colesterol, uma vez que se ligam à gordura quando ela ainda está sendo processada em nosso intestino. Como consequência, os índices de colesterol reduzem a partir do momento em que há mais gordura sendo eliminada pelas fezes.

2- Melhora o trânsito intestinal

As fibras presentes no brócolis também aumentam o funcionamento do intestino, impedindo que haja o desenvolvimento de problemas como constipação/prisão de ventre.

3- Benefícios do brócolis: Previne o desenvolvimento de cânceres

Um dos benefícios do brócolis é que este alimento é rico em substâncias antioxidantes, que previnem o desenvolvimento de câncer, especialmente os relacionados com o sistema digestivo. O antioxidante indol-3-carbinol diminui a quantidade de estrogênio no sangue, evitando o desenvolvimento e crescimento de células cancerígenas que dependem deste tipo de hormônio.

4- Melhora as funções do sistema imunológico

As quantidades de vitamina C presentes no brócolis são capazes de melhorar o desempenho de nosso sistema imunológico. Com isso as chances de desenvolver infecções e inflamações diminuem, além de que esta vitamina pode ser aliada no combate de gripes e resfriados.

5- Facilita a digestão

Um dos benefícios do brócolis é a sua atuação no processo digestivo. Este alimento é rico em sulforafano, que é responsável por regular as quantidade de bactérias no estômago. Dessa forma, previne o aparecimento de úlceras e gastrite.

Informação nutricional do brócolis

Veja os detalhes da informação nutricional do brócolis:

ComponentesQuantidade em 100 g de brócolis cruQuantidade em 100 g de brócolis cozido
Calorias25 Kcal25 Kcal
Cálcio86 g51 g
Carboidratos5,5 g5,5 g
Ferro0,5 g0,2 g
Fibras2,9 g3,4 g
Fósforo13 g 28 g
Gordura0,30 g 0,20 g
Magnésio30 g 15 g
Potássio425 mg315 mg
Proteínas3,6 g2,1 g
Sódio14 mg3 mg
Vitamina C6,5 mg5,1 mg

Consuma diariamente para ter todos os benefícios do brócolis em sua mesa

Consumir brócolis todos os dias pode ser uma ótima maneira de cuidar da saúde. Você pode prepará-lo em sopas, saladas cruas e cozidas, além de decorar pratos e misturá-lo com molhos.

O consumo pode ser feito até mesmo a partir de sucos verdes que contem com brócolis na composição, assim como é possível preparar bolos, tortas e salgados com este alimento.

Utilize a criatividade para incluir esta hortaliça em seus preparos diários e mantenha a sua saúde com uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.