Saque integral do FGTS liberado NESTA situação; veja como solicitar

Você sabia? Quando um trabalhador conquista a aposentadoria por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), consegue efetuar o saque do saldo integral de suas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A princípio, conforme informações da Caixa Econômica Federal, até o dia 19 de agosto de 2022, aproximadamente, 855 mil brasileiros resgataram o saldo do Fundo de Garantia perante a aposentadoria. No total, R$ 8,5 bilhões passaram por movimentação pelos cidadãos.

Contudo, vale frisar que para que o valores do FGTS sejam pagos aos aposentados, o trabalhador deve se atentar a algumas regas. Caso continue com o mesmo contrato, é possível agendar o saque dos depósitos pelo próprio aplicativo do Fundo de Garantia.

Porém, caso consiga um outro emprego com carteira assinada após a aposentadoria, terá direito ao saque do FGTS somente quando passar por uma demissão da nova empresa.

FGTS: Veja como solicitá-lo

O saque do FGTS pela aposentadoria é uma modalidade prevista em lei, disponível para os trabalhadores e diretores não empregados. O resgate é autorizado, inclusive, quando a aposentadoria é por invalidez.

Como mencionado, o trabalhador pode sacar todo saldo do seu FGTS, mas nos casos em que continuar com o vínculo empregatício, terá direito de sacar os valores mensalmente.

Assim, quando a aposentadoria é habilitada pelo INSS, os sistemas Caixa liberam o valor automaticamente. Veja como ter acesso ao benefício:

  1. Acesse o APP FGTS;
  2. Confira se aparece o CARD informando que “você possui valores liberados para saque”;
  3. Se tiver, clique no CARD;
  4. Informe como deseja receber o seu saldo no FGTS. É possível escolher entre: cadastrar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira; ou escolher um dos canais físicos de pagamento CAIXA;
  5. O valor será direcionado para o canal escolhido para recebimento em até 5 dias úteis da solicitação.

Nos casos em que não aparecer o CARD informando que possui valores a resgatar do FGTS, será necessário fazer a solicitação pelo próprio aplicativo do Fundo de Garantia, veja os passos a seguir:

  1. Acesse o APP FGTS;
  2. Clique na opção “Meus Saques”;
  3. Escolha a opção “Aposentadoria”;
  4. Leia as condições necessárias para o saque e clique em “Solicitar Saque FGTS”;
  5. Cadastre uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer banco;
  6. Envie os documentos exigidos;
  7. A CAIXA irá validar os dados e caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.