Saque do PIS/PASEP: Confira como ter acesso a quantia

O PIS/PASEP é um benefício importante para milhões de trabalhadores no Brasil. E a boa notícia é que este ano houve uma mudança no calendário de saque, unificando as datas para os trabalhadores da rede privada e pública.

Neste artigo, vamos explicar como ter acesso antecipado ao valor do PIS/PASEP, as estimativas de beneficiários e o calendário de saque.

Estimativa de beneficiários do PIS/PASEP

Segundo o governo federal, cerca de 24,5 milhões de pessoas têm direito ao saque do PIS/PASEP neste ano. O pagamento é realizado pela Caixa Econômica para os funcionários da rede privada e pelo Banco do Brasil para os servidores públicos. É importante ressaltar que tanto os correntistas da Caixa quanto do Banco do Brasil terão o abono depositado em suas contas.

Para aqueles que não possuem conta-corrente na Caixa, será aberta uma poupança em seu nome com acesso pelo Caixa Tem. Já os correntistas do Banco do Brasil podem solicitar a transferência online para qualquer conta de mesma titularidade pelo App BB PASEP.

Antecipação do saque do PIS/PASEP

Muitos trabalhadores têm dúvidas se é possível antecipar o saque do PIS/PASEP. No entanto, é importante respeitar o calendário estabelecido pelo governo, que vai de fevereiro até agosto, com prazo final de resgate em 27 de dezembro.

Os trabalhadores têm um prazo de cinco anos para receber a quantia a partir da data de pagamento do calendário original. Portanto, é fundamental estar atento às datas e não deixar o benefício expirar.

Calendário de saque do PIS/PASEP

O calendário de saque do PIS/PASEP foi reformulado neste ano, unificando as datas para os trabalhadores da rede privada e pública. O pagamento começa em fevereiro e termina em agosto. No entanto, a partir de abril, dois grupos serão beneficiados a cada mês.

Confira abaixo as datas de saque conforme o mês de nascimento:

  • Janeiro: 15 de fevereiro
  • Fevereiro: 15 de março
  • Março: 15 de abril
  • Abril: 15 de abril
  • Maio: 15 de maio
  • Junho: 15 de maio
  • Julho: 17 de junho
  • Agosto: 17 de junho
  • Setembro: 15 de julho
  • Outubro: 15 de julho
  • Novembro: 15 de agosto
  • Dezembro: 15 de agosto

É importante ressaltar que aqueles que têm direito ao saque, mas não realizaram no ano anterior, podem receber a partir do dia 15 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento.

Como ter acesso antecipado ao valor do PIS/PASEP

Embora não seja possível antecipar o saque do PIS/PASEP, existem algumas dicas que podem ajudar você a ter acesso ao valor o quanto antes. A primeira delas é ficar atento ao calendário de saque e realizar o resgate na data estipulada para o seu mês de nascimento. Além disso, é importante verificar se você é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil, pois isso pode facilitar o recebimento do abono.

Caso você não seja correntista da Caixa, será aberta uma poupança em seu nome com acesso pelo Caixa Tem. Já os correntistas do Banco do Brasil podem solicitar a transferência online para qualquer conta de mesma titularidade pelo App BB PASEP. Essas opções garantem maior comodidade e agilidade no recebimento do benefício.

Ademais, o saque antecipado do PIS/PASEP é um tema de grande interesse para os trabalhadores brasileiros. Com a unificação do calendário de saque, ficou mais fácil para os beneficiários planejar e organizar suas finanças. É importante estar atento às datas e não deixar o prazo de resgate expirar, para garantir o acesso ao valor do PIS/PASEP.

Se você tem direito ao benefício, verifique se é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil e aproveite as facilidades oferecidas para receber o abono.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.