Saque de até R$ 1.000 do FGTS ainda pode ser feito; veja prazo

Entre os meses de abril e junho, o Governo Federal liberou pagamentos extraordinários do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os repasses beneficiaram os trabalhadores com saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia.

Entre os meses de abril e junho, o Governo Federal liberou pagamentos extraordinários do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os repasses beneficiaram os trabalhadores com saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia.

Segundo a Caixa Econômica Federal, os valores chegaram a 42 milhões de trabalhadores aptos a nova modalidade. Todavia, mesmo com o fim dos depósitos, muitas pessoas ainda não fizeram a retirada do dinheiro, que pode ser até R$ 1 mil.

Até quando posso sacar o FGTS extraordinário?

Os trabalhadores que ainda não fizeram o saque extraordinário poderão recorrer aos recursos até o dia 15 de dezembro. Passando esse prazo, os valores retornarão às contas do FGTS de cada titular devidamente corrigidos.

  • Vale ressaltar que os depósitos foram realizados em uma conta poupança digital, aberta em nome de cada trabalhador no Caixa Tem. Desta forma, para ter acesso aos recursos, basta baixar o aplicativo e fazer o login.

Na plataforma é possível pagar contas e boletos, realizar compras online com cartão de débito virtual, fazer recarga no celular e até mesmo realizar transferências via PIX.

Como consultar o saldo do FGTS?

O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:

Por SMS

Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.

Por correspondência

Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso às informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.

No site ou aplicativo

Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.

Lucro do FGTS será distribuído para milhões de trabalhadores até agosto

De acordo com a Lei 13.446/2017, os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) recebam todo ano os rendimentos do fundo até o dia 31 de agosto.

Também conhecido como Lucro do FGTS, o rendimento se refere a uma prestação de contas do Governo Federal, que pega os valores como empréstimo e os devolvem devidamente corrigidos.

Desta forma, enquanto os trabalhadores mantêm os seus recursos guardados, o Governo Federal faz aplicações em projetos públicos como obras para habitação, infraestrutura e saneamento básico.

Todavia, o lucro só é concedido ao trabalhador que possuía até 31 de dezembro saldo disponível. Assim sendo, neste ano serão contemplados os cidadãos que tinham valores disponíveis em dezembro de 2021.

Cabe salientar que o valor a ser repassado é determinado em reuniões anuais do Conselho Curador do FGTS, porém, ainda não há previsão dos valores para este ano.

Lucro do FGTS 2022

Com relação ao lucro deste ano, é provável que sofra impactos da alta da inflação, que já está em 11,73%, conforme as medições nos últimos 12 meses realizadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Além disso, por lei, o lucro do FGTS não pode ser repassado em sua totalidade. O percentual para pagamento, como todos os anos, é revelado pelo Conselho Curador do FGTS. O procedimento deve ser realizado em breve.

Contudo, segundo a lei que rege o lucro do Fundo de Garantia, o benefício deve ser distribuído entre os trabalhadores até 31 de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.