Saiba em quais situações poderá utilizar o Open Banking

O Open Banking trará uma melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros. Saiba em quais situações poderá utilizar o sistema!

O BC informa que o Open Banking trará uma melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros. Uma vez que o Open Banking torna possível que as instituições participantes ofereçam soluções ao público, permitindo que as pessoas controlem melhor suas vidas financeiras.

Saiba em quais situações poderá utilizar o Open Banking

Conforme informações oficiais do Open Banking Brasil, são muitas as situações nas quais o sistema Open Banking será útil ao cliente. Confira algumas situações oficiais.

Empréstimo

O Open Banking pode ser viável ao cliente que contrata um empréstimo onde não possui histórico financeiro e pode compartilhar os dados da instituição antiga para a nova.

Abertura de conta

Conforme informações oficiais, o Open Banking também é útil para o cliente abrir uma nova conta e compartilhar os dados da instituição antiga para a nova, mantendo as duas contas.

Agregar dados

Uso do agregador de dados: o cliente consente e reúne dados de várias instituições em um único ambiente.

Proposta de crédito

Encaminhamento da proposta de crédito via funcionalidade disponibilizada pelo Open Banking.

Pagamento

Cliente faz um pagamento via serviço disponibilizado pelo Open Baking (iniciação de pagamento). Conforme informações oficiais do Banco Central, com o Open Banking, espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança. 

Acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas para o cliente

Além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à  jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que têm o cliente no centro.

 Esses novos modelos podem envolver diversos serviços. Por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços, possibilitam ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira, bem como, eleva o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, e de seus interesses e objetivos.

Sobre o compartilhamento de dados do cliente

Para que possa compartilhar os seus dados é simples. Primeiro, você deverá se identificar e fornecer seu consentimento no canal eletrônico da instituição que você quer que tenha acesso aos seus dados, informa o Banco Central.

 Em seguida, você será redirecionado para a instituição que mantém tais dados, e nesse ambiente poderá autenticar a sua identidade e confirmar o compartilhamento. Por fim, no último passo, você será redirecionado ao ambiente onde foi feita a solicitação inicial para a recepção de comunicação sobre a efetivação da solicitação de compartilhamento, informa o BC.

O Banco Central ressalta que somente então seus dados serão compartilhados, observado o prazo de validade do consentimento. Quando for confirmar o compartilhamento de seus dados, você poderá revisar os dados que deseja compartilhar e verificar se estão corretos. O BC reforça a informação de que todo o processo ocorrerá exclusivamente pelos canais eletrônicos das instituições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.