Saiba como se preparar para a entrevista de emprego

Confira dicas para se preparar para a entrevista de emprego

A entrevista de emprego é uma etapa importante do processo seletivo, visto que é uma oportunidade para que a empresa entenda os princípios do candidato, ao passo que também é possível ao candidato analisar o propósito da organização.

Como se preparar para a entrevista de emprego?

Por isso, é muito importante para o candidato entender que a avaliação abrange não somente suas respostas, mas também o contexto no qual elas acontecem.

O candidato é observado na sua comunicação, através da maneira como destaca suas experiências profissionais e na forma como se refere a projetos anteriores, além da sua linguagem corporal.

Sendo assim, é relevante para o candidato analisar a sua forma de comunicação, já que grande parte da entrevista é direcionada pelo candidato, ainda que de forma indireta.

A sua postura transmite uma mensagem direta e indireta

Isso porque a linguagem do candidato é considerada no aspecto relacionado às suas habilidades e competências, além de ser parte da mensagem transmitida ao profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.

É muito importante que entenda a ansiedade da situação como um fator comum ao ser avaliado. Uma vez que dificilmente um profissional de seleção irá excluir um candidato do processo seletivo, apenas pela ansiedade da situação.

Por isso, o contexto é avaliado de forma geral. Já que, ainda que o profissional representante da empresa tenda a relevar aspectos referentes à tensão e ao nervosismo, outros fatores podem determinar a contratação.

Para minimizar a ansiedade, o candidato pode trabalhar sua respiração, já que esse é um ponto muito importante para se acalmar.

Além disso, outras ações podem corroborar a sua narrativa e reforçar os destaques feitos de forma objetiva.

Pequenas ações validam sua assertividade na entrevista de emprego

Sair de casa mais cedo para a entrevista de emprego realizada presencialmente pode ser importante. Já se a entrevista de emprego for virtual, é interessante verificar se os programas utilizados estão instalados corretamente, bem como se o microfone está funcionando, além de buscar por um local adequado.

Sendo assim, para realizar uma entrevista de emprego online, busque por um ambiente com um pouco barulho e com uma luz adequada para que o seu rosto fique visível durante todo o processo seletivo

Como se vestir?

No que tange a vestimenta, não existe uma regra específica para o candidato. No entanto, existe uma adequação indireta que pode ocorrer.

Por exemplo, se a entrevista de emprego ocorrer numa organização formal e tradicional, é viável que se vista de acordo.

Contudo, se a entrevista de emprego ocorrer em uma organização mais moderna e atualizada, com uma cultura aberta, a tendência é que se direcione de maneira mais informal.

Evite excessos

Independentemente dessa observação inicial, tenha cuidado com excessos, já que não é viável utilizar acessórios muito atrativos ou coloridos, por exemplo.

Já que o foco durante o processo seletivo deve ser a sua experiência profissional e, portanto, não deve direcionar a atenção para sua aparência de forma excessiva, visto que é necessário ponderar a informalidade.

Preze pelo conteúdo implícito nas suas respostas

Responda as questões feitas durante a entrevista de emprego de forma objetiva e com um conteúdo de destaque. 

Por exemplo, ao falar sobre si mesmo, é importante informar características de sua personalidade, informar sua participação nos resultados da última empresa na qual trabalhou, destacar facilidades que possui e que podem ser aprimoradas, bem como, elaborar objetivos futuros.

Analise os principais pontos sobre a empresa

Além disso, pesquise na internet a história da empresa para que possa responder assertivamente, ao ser questionado sobre os motivos pelos quais deseja trabalhar na organização.

Dessa maneira, poderá destacar o seu potencial durante a entrevista de emprego, sem se deixar dominar pelo nervosismo inerente a tal situação.

Portanto, o mais importante é que destaque sua objetividade através da junção da sua narrativa, do seu comportamento e do direcionamento de suas respostas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.