Saiba como realizar a consulta no Sistema de Valores a Receber (SVR)

Saiba como realizar a consulta no Sistema de Valores a Receber (SVR), de acordo com informações do Banco Central!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), já está aberta a consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR).

Saiba como realizar a consulta no Sistema de Valores a Receber (SVR)

O Sistema de Valores a Receber (SVR) foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BCB) para que o cidadão consulte valores “esquecidos”.

Os valores chamados de “esquecidos”, são valores referentes a dinheiro devolvido por algum banco ou instituição, considerando alguma transação referente à consórcio ou a algum outro serviço, sendo um um valor de direito do cidadão.Além disso, também é possível obter o valor  que seria de uma pessoa falecida.

Sistema de Valores a Receber (SVR): consulta disponível para CPF e CNPJ

No Sistema de Valores a Receber (SVR), é possível consultar para saber os valores referentes ao seu CPF ou ao seu CNPJ, bem como é possível solicitar os valores a receber de pessoas falecidas, desde que você seja um representante legal, herdeiro, inventariante ou testamentário.

Como realizar essa consulta?

Para realizar a consulta no Sistema de Valores a Receber (SVR), é necessário informar o CPF e a data de nascimento para pessoa física e o CNPJ e a data de abertura da empresa para pessoa jurídica. 

Para realizar a consulta, faça login na sua conta Gov. É importante destacar que a pessoa física precisa ter um nível ouro ou prata na sua conta Gov, por questão de sigilo referente aos dados bancários.

Acesse a opção “meus valores a receber”, leia e aceite os termos. Irá visualizar na tela do sistema o valor que tem para receber, bem como o nome da instituição que irá lhe devolver o valor.

Além disso, a instituição irá disponibilizar meios de contato. Ainda poderá visualizar a informação sobre a origem do valor a receber e obter mais informações específicas, para alguns casos.

Chave pix

Dessa forma, é necessário que selecione a opção que o sistema lhe mostrar, sendo assim, se sistema oferecer uma opção nomeada “solicitar por aqui”, é importante que selecione uma chave pix, informe seus dados pessoais e salve o número do protocolo, pois, caso precise entrar em contato com a instituição financeira, é importante apresentar esse número.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), neste modelo de solicitação de valores a receber, o dinheiro ficará disponível em até 12 dias úteis. Além disso, mesmo que o cidadão tenha indicado uma chave pix, é possível que a instituição devolva o valor por meio de Ted ou Doc para a mesma conta da chave pix.

Opção sem a chave pix

Ainda que receba o contato da instituição financeira, algo que pode acontecer, não forneça nenhum tipo de senha para sua segurança. Já se o sistema lhe oferecer uma opção nomeada “solicitar por aqui”, porém não apresentar nenhum tipo de chave pix, é necessário entrar em contato com a instituição financeira no número informado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.