Rui Costa acionará PGE contra ação de Bolsonaro no STF: “Aliado do vírus”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse nesta sexta (19) que acionará a Procuradoria Geral do Estado (PGE) contra a ação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tenta derrubar no Supremo Tribunal Federal (STF) decretos dos governos da Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal que visam diminuir a circulação das pessoas durante a pandemia de Covid-19.

“Nós vamos, evidentemente, com a Procuradoria do Estado, junto com a Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul, atuar no sentido. E tenho absoluta convicção que o STF, que tem dado sucessivas demonstrações de compromisso com o povo brasileiro, de compromisso com a vida, de compromisso com a ciência, vai mais uma vez deixar claro que a vida, que a ciência prevalece, e não a negação”, falou Rui Costa.

O governador da Bahia não poupou críticas a Jair Bolsonaro, a quem considera um “aliado do vírus”.

“O presidente da república reafirma com sua postura, sua conduta, que ele é o principal aliado do vírus no Brasil. A sua conduta indica que ele é o principal aliado da onda de mortes que acontece em todo o país. A sua conduta reafirma que ele é responsável pela economia estar praticamente paralisada no país inteiro, pelo comércio estar fechado, pelo crescimento do desemprego. E o país mostra, com seu comportamento, que é o pior país do mundo a cuidar da pandemia”, disse o governador da Bahia.

Ação de Bolsonaro no STF contestada por Rui Costa

Durante o pior momento da pandemia de Covid-19 no Brasil, o governo federal entrou com uma ação no STF para derrubar os decretos dos governos da Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Na ação, o governo pede que o fechamento de serviços não essenciais tenha que passar pelo Legislativo para ser aprovado, não cabendo a imposição de tal medida por decretos de governadores.

O texto requer à Corte que se “estabelec?a que, mesmo em casos de necessidade sanita?ria comprovada, medidas de fechamento de servic?os na?o essenciais exigem respaldo legal e devem preservar o mi?nimo de autonomia econo?mica das pessoas, possibilitando a subsiste?ncia pessoal e familiar”.

Como projetos de lei costumam demorar para serem aprovados no Legislativo, na prática, o pedido do governo Bolsonaro dificultaria o combate da pandemia de Covid-19. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), também criticou a ação.

“O presidente vai ter que entrar com ação contra todos os prefeitos e contra todos os governadores, porque é o Brasil todo. Até o Rio de Janeiro, que eu ficava aqui me questionando sobre o que estava acontecendo lá, hoje o prefeito já anuncia a adoção de medidas iguais as nossas. E muitas capitais com medidas mais duras do que a nossa, muitas já prorrogaram até Semana Santa, mas não tem nenhuma praticamente, que não tenha prorrogado até o dia 28. Então, diante desse cenário do Brasil que nós estamos evidenciando, diante do cenário da Bahia, especial de Salvador, não há outro caminho”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.