A Conferência de Bandung: a reunião das ex-colônias

A Conferência de Bandung: um resumo para as suas provas!

A Conferência de Bandung foi um dos eventos mais importantes de todo o século XX. Isso porque, é a partir dela que os países que um dia foram colônias das grandes potências passam a possuir uma maior relevância no cenário internacional, bem como adquirem a possibilidade de agir conforme os seus próprios interesses.

Dessa maneira, não é de se surpreender que esse evento seja tão abordado por questões de história e de geografia de vestibulares brasileiros.

A Conferência de Bandung: Introdução

A Conferência de Bandung foi um encontro que aconteceu na cidade de Bandung, na Indonésia. O evento ocorreu entre os dias 18 e 24 de abril de 1955 e reuniu 29 Estados africanos e asiáticos, representados pelos seus respectivos líderes.

Em sua maioria, os países que participaram da conferência enfrentavam, ainda, péssimas consequências devido às suas experiências como colônias de potências mundiais. Nessas nações, a economia e a política locais haviam sofrido com grande domínio. Da mesma forma, as populações locais haviam sofrido com intensa exploração e discriminação racial.

A Conferência de Bandung: Objetivo

O principal objetivo da Conferência de Bandung era promover uma cooperação econômica e cultural a fim de fortalecer os valores das nações afro-asiáticas que se encontram em desenvolvimento naquele respectivo momento. Os países decidiram que era a hora de agir de acordo com os seus próprios valores e não mais de acordo com os interesses das potencias que os haviam dominado. É interessante ressaltar que as duas maiores potências da época, a União Soviética e os Estados Unidos, se posicionaram contra a realização do encontro.

A Conferência de Bandung: Características

Alguns países foram os responsáveis por patrocinar a grande conferência. Entre eles, podemos citar a Índia, a Birmânia, o Paquistão, o Sri Lanka e a Indonésia. Os países decidiram que financiar a reunião era muito importante porque as decisões que nela seriam tomadas afeitariam aproximadamente 1 bilhão e 350 milhões de pessoas.

Na Conferência de Bandung, discutiu-se a possibilidade da criação de um Tribunal da Descolonização. Essa instituição seria responsável por julgar os responsáveis pelos mais variados crimes contra a humanidade. Assim, eles pensavam que seria possível tentar de alguma forma atenuar as consequências dos estragos feitos por colonizadores no passado. Porém, a ideia logo foi descartada pelos países mais influentes do mundo, principalmente aqueles da Europa e também os Estados Unidos.

A Conferência de Bandung: Principais discussões

Algumas discussões dentro da Conferência de Bandung se destacam por sua relevância. Entre elas, podemos citar a reivindicação por respeito aos direitos fundamentais previstos pela Carta da ONU.

Entre eles: respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações, reconhecimento da igualdade de todas as raças e nações, não intervenção e não ingerência nos assuntos internos de outro país, respeito pelo direito de cada nação defender-se, respeito pela justiça e obrigações internacionais e recusa na participação dos preparativos da defesa coletiva destinada a servir aos interesses particulares das superpotências.

A Conferência de Bandung: Consequências

Muitas reivindicações feitas pelos países que participaram da Conferência não foram atendidas, bem como não foram concretizados muitos dos projetos que haviam sido propostos.

Porém, com a Conferência de Bandung, as nações do Terceiro Mundo passaram a possuir mais visibilidade no cenário político internacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.