RPC: Regime de Previdência Complementar corresponde a 27% do PIB nacional 

O patrimônio do Regime de Previdência Complementar (RPC) corresponde a 27% do PIB nacional. Confira informações da Previdência Social!

Foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social, o Relatório Gerencial de Previdência Complementar (RGPC), que informa dados relevantes para a economia do país.

RPC: Regime de Previdência Complementar corresponde a 27% do PIB nacional 

O Regime de Previdência Complementar (RPC) objetiva oferecer uma segurança previdenciária adicional àquela oferecida pela previdência pública, segundo definição oficial do Governo Federal.

Segundo destaca a divulgação oficial, o aumento registrado no que tange ao patrimônio do Regime de Previdência Complementar foi de 9,3%, considerando métricas anteriores do mesmo período de 2022. 

Assim sendo, o patrimônio do Relatório Gerencial de Previdência Complementar (RGPC) corresponde a 27% do PIB nacional, visto que  atingiu o valor de R$ 2,46 trilhões.

EAPC

De acordo com a recente divulgação oficial, a rentabilidade das Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) foi de 100,5%. Ao passo que a taxa média foi de 1,3% ao ano, considerando a administração das EAPC.

Além disso, o Relatório Gerencial de Previdência Complementar (RGPC) demonstrou que houve uma redução de 56% no resultado deficitário de planos de benefícios, no comparativo com o mês de dezembro de 2021. Sobre o ano de 2022, esse registro de déficit foi de R$ 16,1 bilhões.

EFPC

Conforme destaca a divulgação oficial, o movimento positivo da Ibovespa favoreceu o mercado de ações em renda variável, no qual está investido parte dos aportes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Além disso, a condução do Banco Central do Brasil (BCB) referente ao ciclo da alta de juros, influenciou de forma negativa o valor dos investimentos em renda fixa de longo prazo, juntamente com a abertura da curva de juros em longo prazo.

A divulgação oficial destaca que, no início de 2022, por exemplo, a taxa básica de juros estava em 9,25% ao ano, já no final do ano de 2022, no mês de dezembro, a Selic alcançou 13,75% ao ano.

Investimentos

Essa oscilação impacta de forma elevada o mercado de investimentos, pois os investimentos em títulos públicos pré-fixados e atrelados ao índice de preços, corresponde a 92% do total desses investimentos, já que se trata da categoria de ativos mais influenciada pela elevação da taxa Selic.

Sobre o RGPC

O Relatório Gerencial de Previdência Complementar (RGPC) é uma publicação trimestral que envolve diversas instituições, bem como é uma base de dados relevantes para a análise econômica do país.

Pois o RGPC envolve dados da Previdência Social e informações das EAPC e RFPC, sendo possível acompanhar a evolução das entidades, bem como os seus benefícios.

Assim sendo, por meio do relatório, os agentes públicos e os operadores do RPC podem acompanhar efetivamente o desempenho do segmento de forma fechada, bem como o direcionamento aberto da previdência complementar, o que é muito importante para a elaboração de políticas públicas e para o parâmetro econômico do país de forma geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.