Rotina de skincare noturno: veja como deixar sua pele mais saudável

Saiba quais são as etapas para manter a hidratação da pele em dia

Apesar da rotina de skincare noturno não ser tão valorizada quanto do diurno, a importância de ambas é a mesma e os resultados são potencializados reciprocamente. Dessa forma, é essencial que você esteja atenta a esses processos para deixar sua pele a mais saudável possível.

Nesse sentido, é interessante ir além do habitual uso de creme hidratante e protetor solar. Uma vez que vários outros cosméticos possuem componentes propícios e inovadores para que o autocuidado no período da noite seja mais efetivo e duradouro.

Confira como criar uma rotina de skincare noturno

Primeiramente, o passo inicial que você deve tomar é consultar um dermatologista para que ele possa avaliar as propriedades da sua pele. Uma vez que cada tipo pode influenciar em qual tônico, por exemplo, será mais ideal para utilizar.

Inclusive, a gama de produtos coreanos que vêm chegando ao Brasil se tornam uma referência para a construção de uma rotina de skincare noturno. Dessa forma os produtos mais conhecidos são, principalmente, como K-beauty, Cleasing oils e Cleasing booms.

Rotina de skincare noturno: veja como deixar sua pele mais saudável
Rotina de skincare noturno: veja como deixar sua pele mais saudável. Foto: Canva Pro

Limpeza

Dentro de casa, o passo primordial, e, sem medo de errar, o mais importante, é o de realizar uma boa limpeza da pele, exatamente para deixá-la mais saudável. Assim como, até mesmo, mais protegida de microrganismos e impurezas residuais.

Essa etapa, claro, também é aquela referente à remoção da maquiagem, do protetor solar ou de quaisquer substâncias que aplicou anteriormente no rosto. Lembrando que, quanto mais tempo elas estiverem impregnadas, mais cuidado será preciso para que todo a remoção do excesso de produto seja feita devidamente.

Aliás, o tipo de cosmético recomendável para esse momento da rotina de skincare noturno é o Cleasing oils, que limpa suavemente as camadas. Pois, por conter cinco óleos naturais diferentes, também serve para as pele oleosas e com presença de acne e manchas.

Tônicos

Dando continuidade, o próximo feito é aplicar os tônicos faciais para complementar o processo anterior. A sua importância, então, é retirar as sobras dos resíduos de maquiagem que ainda ficaram impregnados mesmo após a limpeza.

Ainda, esses produtos possuem várias ações preventivas para a rotina de skincare noturno, sendo elas: equilíbrio do pH, diminuição do aparecimento de acne, retardamento do processo de envelhecimento, redução da hipersensibilidade e de evoluções inflamatórias.

Além do mais, com o seu caráter de amenizar completamente a obstrução dos poros, a pele permanece mais nutrida e iluminada. Consequentemente, produzindo um efeito mais natural, já que essa maior quantidade de nutrientes absorvidos a deixa muito mais saudável.

Hidratantes para skincare noturno

Pronto, agora chegou a etapa mais habitual e que você provavelmente já conhece e é experiente, principalmente porque é o que mais se preconiza nas técnicas diurnas. Então, a hidratação se mostra fundamental para qualquer tipo de pele. Na verdade, para qualquer processo de autocuidado, visto que sua função é repor a água em todo o tecido do rosto.

A opção mais ideal é um hidratante leve e que não retém oleosidade, ou seja, que possui um potencial hidrofílico mais forte. Para mais, é essencial ficar atenta com as formas secas ou mistas, as quais requerem produtos mais específicos.

Nesse contexto, seguindo a rotina de skincare noturno, para manter esse efeito, é interessante fazer uma esfoliação associada, além de evitar lavar o rosto excessivamente. Por fim, é possível se utilizar de óleos de coco ou de amêndoas para realizar a hidratação.

Máscara facial

Por último, o mais ideal para a finalização é o uso de uma máscara facial para fazer um tratamento um pouco mais intenso da pele. Consequentemente, a deixando mais saudável, mais luminosa, macia e com uma uniformização adequada.

Com isso, a grande vantagem de se aplicar à noite é o tempo que ela poderá se manter agindo, afinal, é pouco provável que seja preciso retirá-la por algum imprevisto. Diferentemente, no período diurno é mais recomendável o uso por intervalos mais curtos, duas a três vezes por dia.

Concluindo, a máscara mais adequada para a rotina de skincare noturno é aquela composta por ácido hialurônico. Uma vez que é o ativo que possui a maior capacidade de harmonizar os traços falhados, de evitar o envelhecimento e de aumentar os fatores nutritivos. Vale a pena destacar que o resultado final é visto em mais ou menos 30 dias e, por isso, a necessidade de se construir um hábito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.