Limpeza de pele em casa: veja dicas infalíveis

Saiba como cuidar da sua pele de forma prática e fácil

Nosso rosto é a parte do corpo que mais reparam, não é mesmo? Dessa forma, é a parte que acabamos tendo mais cuidado, principalmente na limpeza. Afinal, é uma região em que pode ter muita oleosidade, gerando cravos e espinhas, além de ficar com um aspecto descuidado. Muitas vezes ter esse cuidado a mais é complicado, seja por falta de tempo ou mesmo por dificuldade. Às vezes parece que só é possível cuidar bem da nossa pele em um profissional. Mas saiba que é possível se cuidar em casa mesmo. Por isso, vamos te dar ótimas dicas para fazer limpeza de pele em casa. Confira!

Saiba como fazer limpeza de pele em casa

Neste post, você vai aprender dicas infalíveis para fazer a limpeza de pele em casa. Manter a limpeza de pele em dia é uma forma de manter a saúde, ainda mais para os moradores de grandes cidades, afinal eles estão mais expostos à poluição e seus efeitos na pele. Além disso, fazer uma limpeza de pele periódica é uma forma de evitar o acúmulo de cravos e sujeiras nos poros faciais.

De acordo com a dermatologista Aleksanda Viana, o ideal é fazer uma limpeza profunda em peles oleosas uma vez por mês. Já a limpeza profunda para as peles normais podem ser realizadas uma vez a cada dois meses.

A limpeza de pele pode ser dividida entre dois tipos: a limpeza de pele simples, a qual pode ser realizada diariamente, e a limpeza de pele profunda, voltada para a remoção de cravos e espinhas, o controle da oleosidade, prevenção de espinhas futuras e eliminação de células mortas.

Limpeza de pele em casa: Limpeza simples

Você vai precisar de:

  • Água fria;
  • Demaquilante
  • Rodelas de pepino.

Siga o passo a passo:

  1. Corte as rodelas de pepino;
  2. Passe as rodelas de pepino por todo o rosto;
  3. Deixe agir durante toda a noite e retire com água fria pela manhã;
  4. Use demaquilante.

Limpeza de pele em casa: Limpeza profunda

Essa receita possui um diferencial em sua composição: a cúrcuma, já que este corante possui produtos antissépticos.

Você vai precisar de:

  • Água fria;
  • Cúrcuma: 1 colher de sopa;
  • Suco de abacaxi: gotas a gosto.

Siga o passo a passo:

  1. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea;
  2. Aplique a pasta por todo o rosto e deixe secar;
  3. Após a pasta, retire-a completamente do seu rosto com água fria;
  4. Por fim, lave o rosto.

Dicas infalíveis para fazer a limpeza em casa

Agora que você já conhece como fazer os tipos de limpeza de pele, veja dicas infalíveis para fazer a limpeza em casa:

Como lavar o rosto? 

A lavagem ideal deve ser realizada apenas com água morna e sabão neutro, os quais podem ser aplicados por meio de movimentos circulares, tal como uma massagem.

Água quente para abrir os poros

Lavar o rosto com água quente é uma forma de abrir os poros da pele, facilitando a sua limpeza profunda. Com isso, você pode ferver um pouco de água em uma panela e colocá-la em uma bacia. Em seguida, você vai prender os cabelos e colocar o seu rosto próximo à bacia com água quente. Dessa forma, a sua pele entrará em contato com o vapor da água quente e isso permite que seus poros sejam abertos. Mas lembre-se: o seu rosto só precisa estar por alguns segundos próximo à bacia de água quente. 

Use esfoliante e máscara calmante

Com os poros abertos, você pode aplicar o esfoliante com movimentos circulares na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) para retirar o acúmulo de gordura na pele. Após a aplicação do esfoliante em todo o rosto, remova todo o produto do rosto com água fria e seque o rosto com uma toalha, realizando o movimento de pressionar o rosto, a fim de que a toalha sugue a água da pele. 

Após o esfoliante, é o momento de aplicar a máscara calmante em sua pele. Para isso, você vai seguir um passo a passo semelhante à aplicação do esfoliante. Então, aplique a máscara por todo o seu rosto e não deixe nenhum ponto sem o produto e, em seguida, deixe a máscara agir pelo período descrito na embalagem. Após este período, remova todo o produto da sua pele e lave-a normalmente.

Aplique loção de limpeza facial

Aplique loção de limpeza facial - Reprodução Canva
Aplique loção de limpeza facial – Reprodução Canva

Usar este produto é uma forma de intensificar a limpeza da pele, já que ele é responsável por retirar eventuais aromas, gorduras e viscosidade da pele. Na hora de escolher este produto, compre apenas aqueles que são recomendados por dermatologistas e foram testados dermatologicamente. 

Após as etapas acima, aplique este produto e siga o processo. 

Use hidratante e protetor solar

O uso de hidratante e do protetor solar no dia a dia ajuda a manter a saúde da pele, bem como evitar doenças e eventuais fragilidades na pele. Por conta disso, recomendamos que você utilize os dois produtos diariamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.