Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Avalie o Texto.

Ritmo de sono: Como estabelecer um bom ritmo?

Para estabelecer um ritmo de sono que priorize a sua produtividade e o seu bem-estar no trabalho, é de suma importância que você aprenda a lidar com uma rotina mais regrada. Isto é, não existe segredo: para dormir bem é preciso ter hora para deitar e acordar. Simples assim.

Porém, embora seja relativamente “simples”, algumas pessoas podem ter certas dificuldades. E, por isso, elaboramos este guia com um passo a passo para que você possa ver como colocar em prática a sua rotina de sono. Vamos lá!

Como estabelecer um bom ritmo de sono?

A ritmo de sono não nasce da noite para o dia. Não é em uma noite, com horário regrado para dormir e acordar, que você irá “revolucionar” a sua forma de lidar com o sono. Infelizmente o nosso corpo não funciona dessa maneira.

Nosso relógio biológico precisa de um certo tempo para se adaptar ao novo ritmo. Por isso, veja as recomendações abaixo antes de se aventurar em uma nova rotina de sono:

1. Comece analisando quantas horas de sono você precisa

Você sabe quantas horas de sono o seu corpo precisa para você descansar verdadeiramente? Ou sequer parou para pensar nisso?

É importante contabilizar essas horas para conseguir estabelecer uma rotina que verdadeiramente lhe faça bem. Para isso, vá testando alguns horários de sono. E lembre-se de que, em média, um adulto precisa de 7 a 9 horas de sono, ok?

2. Tente encaixar esse horário na sua rotina

Depois que você conseguir mensurar quantas horas de sono você precisa para descansar bem, é hora de tentar encaixar isso na sua rotina. Por exemplo, se você precisa de 7 horas de sono, pode pensar em ir dormir às 22h e acordar às 5h.

Ou de acordo com o seu horário de chegar em casa à noite e sair para o trabalho de manhã. É você quem escolhe o melhor horário.

3. Pratique a higiene do sono

Antes de dormir, procure praticar a higiene do sono. Leia um livro, desligue-se dos eletrônicos, prepare a temperatura do ambiente, deixando-o confortável.

Lembre-se também de vestir-se de maneira confortável, além de cuidar da sua cama, travesseiros e roupa de cama. Tudo isso vai lhe ajudar a dormir melhor.

4. Mantenha o ritmo de sono nos fins de semana

Um ponto importante que também deve ser considerado é com relação aos fins de semana. Não há como ter um bom ritmo de sono se você sempre sai da rotina no sábado e no domingo.

Claro que haverá dias em que vamos dormir mais tarde. No entanto, não podemos repetir isso todo fim de semana, e nos dois dias. Mas sim, devemos buscar manter o ritmo de descanso para evitar a quebra da rotina.

5. Exclua o botão “soneca” da sua vida

Por fim, para ter um bom ritmo de sono é preciso abandonar o botão “soneca”. Caso contrário, você estará sempre acordando em um horário diferente, impedindo que o seu corpo estabeleça uma boa rotina de descanso.

Foque em simplesmente levantar assim que o despertador tocar. Vá até à janela do quarto, beba água, etc. Assim você se mantém desperto e impede que o seu corpo saia da rotina.

Avalie o Texto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.