Como separar roupas na máquina de lavar 

Saiba o que fazer e o que não fazer antes de lavar suas roupas

Você sabe como separar roupas na máquina de lavar? É muito importante saber realizar isso da forma correta, para que você evite misturar cores e estragar roupas, por exemplo. Sendo assim, confira as nossas dicas incríveis para te ajudar nesse processo!

Veja como separar roupas na máquina de lavar

A separação de roupas para lavagem é um passo tão importante quanto qualquer outro para que a limpeza seja feita de modo correto e adequado. Vamos descobrir como separar roupas na máquina de lavar!

Às vezes, temos a impressão que lavar roupas na máquina é uma forma de lavagem que podemos realizar de qualquer jeito. Que é apenas jogar as roupas lá dentro e pronto. Porém, não é bem assim que funciona. Na verdade, é preciso ter muito cuidado para que a mistura das roupas não cause manchas ou estrague os tecidos, podendo deixar as peças até mesmo com um aspecto mais envelhecido.

Um ponto interessante, e muitas vezes esquecido, é observar a etiqueta da roupa para verificar o tipo de tecido e o que evitar para lavagem da peça, que pode vir especificado. 

Diante dessas importâncias, montamos algumas dicas de como separar suas roupas na máquina de lavar para você fazer tudo certinho! 

Separe as cores mais claras 

Talvez a dica mais importante seja a de nunca utilizar as peças brancas com peças escuras e/ou coloridas. Afinal, juntar as cores de roupas pode manchar não apenas uma parte, mas toda a extensão da peça. Isso porque as roupas coloridas podem soltar tinta durante o processo de lavagem e alterar a cor da peça branca, normalmente para um tom rosa claro. 

Separe as roupas coloridas de cores quentes

Algumas cores têm mais tendência a soltar tinta do que outras. Então, estas devem ser separadas não apenas das roupas brancas, mas também das peças de outras cores. Principalmente aquelas com tons mais fracos, como os tons pastéis. 

Alguns exemplos dessas cores são as peças de cor laranja, rosa Pink e até o vermelho. 

Utilize, então, a função da sua máquina do nível de lavagem extra baixo e lave as roupas individualmente. 

Faça um teste com os tons mais escuros

Você já deve imaginar que as roupas escuras também devem ser lavadas separadamente. Entretanto, entre as próprias peças escuras existem algumas que soltam tinta e podem manchar as outras roupas, que são escuras, mas possuem tons mais claros (comparativamente).

Note se a cor é um tanto mais firme e, com isso, faça um teste molhando uma parte da roupa e deixando de molho por um tempo. Então, observe se a coloração da água vai mudar de cor e, se sim, coloque na máquina separada das outras peças. 

A vantagem é que você só vai precisar fazer esse teste prova apenas uma vez para a peça. Em seguida, você já saberá quais das suas roupas você deverá lavar separadamente. 

Separe as roupas por tecido 

Separe as roupas por tecido - Reprodução Canva
Separe as roupas por tecido – Reprodução Canva

As roupas podem ter vários tecidos e cada um tem uma forma específica de lavar. Assim, é importante que você os separe para que não danifique a peça. 

Por exemplo, você pode separar as roupas de algodão e usar a opção da máquina de tempo de molho para melhorar a eficiência da lavagem. Porém, as peças de seda não podem passar por esse período, pois passar muito tempo imersa em água pode causar deformidade da seda e tornar as peças mais frouxas e envelhecidas. 

Outro exemplo são as roupagens de tricô ou lã, que devem ser lavadas separadamente, por não ser recomendável que passem pelo processo de centrifugação da máquina. Além disso, elas não podem entrar em contato com sabão em pó, que causa endurecimento do material. 

Separe as roupas íntimas 

É importante que essas peças se mantenham separadas das outras, porque o tipo de sujeira é diferente e os produtos mais recomendados para lavagem podem ser mais específicos por conta da delicadeza do tecido. 

Assim, aqui é um ponto em que aquela dica da verificação da etiqueta se apresenta como um passo essencial. Por isso, veja quais as recomendações para evitar certos tipos de produto e lave de acordo com as orientações. 

Separe os jeans 

Às vezes, pensamos que as roupas jeans podem ser lavadas junto com as roupas escuras, mas isso não é o mais recomendável. Além de roupas escuras terem o potencial de manchar jeans mais claros, o próprio jeans pode manchar outras roupas que estão lavando. Outro problema é que os jeans desbotam muito facilmente e isso normalmente se deve à lavagem misturada e inadequada. 

Assim, procure sempre separar os jeans das demais peças. Não é regra, mas se você tiver um grande volume para lavagem, separe os jeans claros dos jeans escuros. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.