História Geral: a Paz Armada

Confira!

Paz Armada: um resumo completo para as suas provas

O termo “Paz Armada” é muito usado por historiadores e estudiosos em geral para definir a situação em que as principais potências da época se encontravam antes da Primeira Guerra Mundial.

A Paz Armada pode ser abordada dentro de questões de história geral nos vestibulares e também dentro da prova do ENEM, principalmente em questões que relacionam o tema à Grande Guerra.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Paz Armada. Vamos conferir!

Paz Armada: contexto histórico

O período que antecede a Primeira Guerra Mundial foi extremamente conturbada, caracterizado por diversas tensões e conflitos que faziam com que existisse um forte receio de que, dentro do continente, um embate de escala global pudesse acontecer.

Nas décadas que antecederam a Grande Guerra, as principais potências do continente europeu realizavam uma clara corrida armamentista. Porém, nenhum país declarava a intenção de iniciar um conflito ou qualquer tipo de invasão.

Paz Armada: definição e objetivo

Dessa forma, é nesse contexto histórico que surge a Paz Armada, política que pode ser definida como uma espécie de preparo para um possível conflito de escala global que todos sabiam que poderia acontecer a qualquer momento.

Podemos dizer, então, que, como parte da política mencionada, cada um dos principais países da Europa sentiu a necessidade de investir em sua indústria bélica e em seus exércitos, já que que sabiam que era muito provável que um conflito se iniciasse em pouco tempo.

Paz Armada: as divisões

Porém, durante as décadas que antecederam a Primeira Guerra Mundial, não foi somente uma corrida armamentista não declarada que aconteceu no continente europeu.

Ao mesmo tempo em que não alegavam a iminência de um possível conflito, as potências da Europa se dividiram em dois grupos: a Tríplice Entente, grupo que era composto por França, Rússia e Reino Unido, e a Tríplice Aliança, grupo que, por sua vez, era composto por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.