RETORNO do auxílio emergencial com piora da pandemia?

Governo Federal vinha prometendo que voltaria a pagar o Auxílio Emergencial em caso de piora da situação da pandemia do coronavírus

Em entrevista na última semana, o Ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre um tema bastante polêmico: o Auxílio Emergencial. De acordo com o chefe da pasta que cuidava do programa, esse projeto não vai mais voltar. Ele garantiu que o interesse do Governo Federal é focar em outros pontos sociais neste momento.

A declaração de João Roma acontece apenas alguns meses depois de outro Ministro falar o contrário. Paulo Guedes, que comanda a pasta da Economia, disse em entrevista em mais de uma oportunidade que o Auxílio Emergencial poderia voltar, mas deixou claro que isso só iria acontecer caso a situação da pandemia piorasse.

O fato é que é justamente isso que está acontecendo neste momento. Tomando como base os dados das secretarias estaduais de saúde e até mesmo do Ministério da Saúde, a situação piorou. Neste momento, vários estados estão batendo a marca de 80% de ocupação para leitos de UTI de Covid-19.

O número de casos confirmados nunca foi tão grande como os desse ano. De acordo com as informações oficiais, essa é uma questão que está preocupando vários governadores neste momento. É que há um temor de que esse número de doentes acabe pressionando muito o sistema de saúde.

Mas mesmo diante de toda essa situação, o Governo segue firme na ideia de que não vai retomar os pagamentos do Auxílio Emergencial. Desta vez, o argumento é o de que o número de fechamentos dos serviços é mínimo agora. Então, na visão do Planalto, não faria sentido retomar esses repasses.

Os fechamentos

Acontece, no entanto, que os fechamentos estão acontecendo mais uma vez. De acordo com as informações oficiais, quase todos os estados já cancelaram o carnaval que aconteceria justamente neste mês de fevereiro.

Inclusive cidades como Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Olinda e Salvador já anunciaram cancelamentos e/ou adiamentos da festa. Essa foi uma notícia que acabou preocupando muitos informais, que são o público alvo do Auxílio Emergencial.

Além disso, ninguém sabe o que vai acontecer com a pandemia nas próximas semanas. O fato é que os governos não descartam novos fechamentos, o que poderia complicar ainda mais a situação dos trabalhadores.

Auxílio Emergencial

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Emergencial ainda no início do ano de 2020. Durante aquele ano, dados oficiais mostram que o Palácio do Planalto atendeu cerca de 70 milhões de brasileiros.

Depois de um hiato de três meses sem pagamentos, o programa voltou em abril de 2021. O motivo daquele retorno, aliás, foi a piora na situação da pandemia do novo coronavírus naquele momento. Esse foi o argumento do Governo Federal diante daquela situação.

O último pagamento do Auxílio Emergencial aconteceu ainda e outubro do ano passado. Durante o ano de 2021, cerca de 39 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma parcela do benefício. É isso o que se sabe tomando como base os dados do próprio Ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.