História do Brasil: período pré-colonial

Confira tudo sobre essa fase da história do brasil!

Período Pré-Colonial: um resumo

O período da história do Brasil conhecido como “pré-colonial” se inicia no ano de 1500, com a chegada dos portugueses.

O tópico é abordado por uma grande quantidade de questões de história, principalmente nos concursos, nos vestibulares e na prova do ENEM.

Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características desse período. Vamos descobrir, a seguir, quais são elas. 

Período Pré-Colonial: introdução

O período denominado de “pré-colonial” se inicia, como mencionado, com a chegada dos portugueses no país, no ano de 1500. 

Essa fase da história do Brasil se estende até o ano de 1530, quando os portugueses decidem, de fato, colonizar o novo território. 

Período Pré-Colonial: a chegada dos portugueses

Os portugueses chegaram ao país no ano de 1500, a partir de uma expedição guiada pelo navegador Pedro Álvares Cabral. Esse fato faz com que Cabral seja denominado como “aquele que descobriu o Brasil”. 

As 13 caravelas lideradas por Cabral chegaram ao país em abril de 1500 e aportaram em Porto Seguro, na Bahia. Esse momento marca o início do período denominado de “pré-colonial”.

Período Pré-Colonial: características 

O período pré-colonial é caracterizado pelo desinteresse dos portugueses pelas terras brasileiras recém-descobertas. Isso porque, na época, Portugal estava investindo os seus recursos na exploração de outras áreas do mundo, como a Índia e alguns pontos do continente africano.

Assim, para a corte de Portugal, era mais interessante continuar investindo nas relações comerciais que já haviam sido estabelecidas nesses lugares do que explorar um território a partir do zero.

Dessa maneira, Portugal decide adotar uma postura semelhante àquela que havia sido adotada no continente africano: os portugueses explorariam somente o litoral do novo território, especialmente a partir da construção de feitorias, ou seja, de entrepostos comerciais. 

Essa estratégia visava facilitar a exploração dos recursos que se encontravam na costa brasileira para, posteriormente, transportá-los para a Europa. 

O principal recurso explorado pelos portugueses durante o período pré-colonial foi o pau-brasil. Assim, é justamente por isso que esse primeiro momento da história do país é conhecido como “ciclo do pau-brasil”.

Período Pré-Colonial: declínio

A estratégia dos portugueses funcionou por alguns anos. Porém, a partir de 1530, outros países ameaçavam invadir o Brasil, uma vez que nenhuma nação havia colonizado oficialmente o território. 

As ameaças fazem com que Portugal seja obrigado a mobilizar forças para consolidar a colonização no novo território. É nesse momento que os portugueses decidem dividir o Brasil em 15 faixas: são criadas as capitanias hereditárias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.