Resumo de geografia para ENEM: os recursos minerais do Brasil

Confira!

Recursos minerais do Brasil: esse tema é extremamente importante

Os recursos minerais são muito importantes para a economia brasileira. Existem diversos minérios diferentes que são explorados atualmente no país.

O tema é cobrado com muita frequência por questões de geografia, principalmente nos concursos, nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Ele pode aparecer também em questões de atualidades.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os recursos minerais do Brasil. Vamos conferir!

O que são os recursos minerais do Brasil?

O Brasil possui uma abundância de minerais em todo o seu território e, dessa forma, os recursos minerais são muito importantes para a economia brasileira.

A indústria mineradora possui grande importância para a economia nacional. Estatísticas de 2011, por exemplo, mostraram que esse setor foi responsável por 18% de todos os produtos exportados pelo país no mesmo ano.

Aspectos contraditórios

O Brasil possui muitos minerais com grande valor monetário, incluindo o ouro. Contudo, devido à falta de investimentos, o país não tem os recursos tecnológicos para a exploração correta e lucrativa dos mesmos. A falta da regularização do setor permite, ainda, a continuidade de garimpos ilegais em diversas regiões.

Além disso, o processo de transformação dos recursos minerais brasileiras é realizado, em grande maioria, por empresas estrangeiras. Com isso, os lucros que poderiam ser gerados não permanece na economia do Brasil.

Os principais recursos minerais do Brasil

Diversos são os recursos minerais do Brasil, como comentamos. Porém, existem alguns que se destacam e merecem atenção.

Um deles é o minério de ferro, uma vez que o Brasil é um dos maiores exportadores de minério de ferro do mundo. Esse minério é encontrado em abundância principalmente nos estados de Minas Gerais (com o Quadrilátero Ferrífero), Pará e Mato Grosso do Sul.

Outro minério importante é o manganês, matéria-prima para a produção de aço. Ele é encontrado principalmente no estado do Amapá, mas também está presente no Pará e em Minas Gerais.

Por fim, podemos citar também a bauxita, encontrada em abundância no Pará e em Minas Gerais. O Brasil possui a terceira maior reserva de bauxita do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.