Temas de atualidades: a crise de refugiados no Brasil

Um resumo completo para as suas provas

O que você sabe sobre a crise de refugiados no Brasil?

O termo “crise dos refugiados” é usado para denominar um fenômeno presente em todo o mundo, incluindo o Brasil, desde o ano de 2010.

O tema é abordado com frequência por questões de atualidades dentro das principais provas do Brasil, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre a Guerra na Síria. Vamos conferir!

A crise dos refugiados em escala global

O deslocamento de pessoas ao redor do mundo passou a ocorrer de forma mais intensa a partir de 2010 devido ao início da Guerra na Síria e à Crise de 2008.

Vale destacar que as migrações podem ser realizadas tanto por aqueles denominados de migrantes como por aqueles que são denominados de refugiados. A ONU, Organização das Nações Unidas, afirma que o “refugiado” é aquele que deixa o seu país de origem em consequência de perseguições ou de guerras, estando impedindo de retornar, pois sofreria algum tipo de violência.

Principais aspectos da crise dos refugiados no Brasil

Na última década, o Brasil passou a ser muito alvo de refugiados que buscam asilo. No país, a crise dos refugiados pode ser dividida em três fases:

  • Primeira fase: a partir de 2010, com a onda migratória dos haitianos.
  • Segunda fase: a partir de 2015, com a chegada dos sírios.
  • Terceira fase: a partir de 2018, com os venezuelanos.

De forma geral, os motivos que provocaram os pedidos de refúgio para o Brasil foram: violação dos Direitos Humanos, violência ocasionada por opiniões políticas, por religião e por raça e violência generalizada.

Com o aumento do fluxo migratório de refugiados, acontece a crise de refugiados. Assim, podemos observar a ocorrência de fenômenos negativos nos países que recebem muitos refugiados, como tensões entre culturas, desemprego entre os refugiados e refugiados que vivem em péssimas condições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.