Concurso PM RN: prova adiada; entenda o motivo

O comunicado foi publicado na tarde dessa segunda-feira, 20, no site da banca organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A prova objetiva do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PM RN), prevista para ser aplicada neste domingo, dia 26, foi adiada.

O comunicado foi publicado na tarde dessa segunda-feira, 20, no site da banca organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Clique aqui para ler a decisão na integra.

De acordo com a PM RN, as provas foram adiadas por pedido da própria banca, que alegou falta de recurso de pessoal.

A nova data de realização da prova, segundo o documento, será comunicada em data oportuna no site da banca e no Diário Oficial do Estado.

As provas estavam previstas para serem realizadas nas cidades de Caicó, João Câmara, Natal, Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros.

Onda de violência pode ser o motivo por trás do adiamento

Apesar de nem a PM RN, nem a banca, associarem o adiamento das provas com a onda de violência que tem sido registrada no estado, é provável que esse também seja um dos fatores.

A PM RN garantiu que prestaria todo apoio e aparato policial para a realização das provas. Mas, mesmo assim, elas acabaram sendo adiadas.

Há cerca de uma semana, o estado do Rio Grande do Norte vem sofrendo ataques a prédios públicos e comércios, atribuídos a facções criminosas que atuam nos presídios estaduais.

Mais de mil policiais foram convocados para reforçar a segurança no estado e garantir a proteção dos cidadãos.

Concurso PM RN teve mais de 30 mil inscritos

O concurso PM RN apresentou uma queda significativa no número de inscritos após o fechamento do período de inscrições.

Isso porque muitas inscrições não foram validadas por falta de pagamento e por terem as solicitações indeferidas.

O resultado preliminar das inscrições mostra que das 35 mil inscrições recebidas, apenas 26 mil foram confirmadas, uma diferença considerada alta, mas que, no entanto, ainda se mantem acima da média para um concurso de cargo único.

PM RN oferece 1158 vagas para soldados

Ao todo, a corporação oferece 1158 vagas para preenchimento imediato destinadas as funções de aluno soldado e aluno soldado músico, ambos com exigência de nível superior completo.

A divulgação do certame foi realizada no dia 21 de janeiro pelo governo estadual por meio das redes sociais e pelo site da banca organizadora.

Vagas e salários Concurso PM RN

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PM RN) irá contratar por meio de concurso público 1.158 alunos soldados para compor o Quadro de Praças Policiais Militares – QPPM da Polícia Militar do Rio Grande do Norte – PM RN.

Os candidatos devem ter nível superior bacharelado, licenciatura ou tecnólogo para concorrer a uma das vagas.

As vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

  • Policiais Militares – QPPM – Alunos Soldados: 1128 vagas
  • Polícia Militares Músicos – QPM (diversas especializações) – 30 vagas

Vale citar também que o edital prevê a destinação de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos, conforme determina a Lei Estadual nº 11.015/2021.

O salário inicial para o soldado aluno, ou seja, aquele que ainda está em formação no curso preparatório é de R$ 1.302,00.

Requisitos Concurso PM RN

Para concorrer a uma das vagas de soldado da PM RN o candidato deve ter atender as seguintes exigências de edital:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares;
  • Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade, restritiva de direitos ou qualquer condenação incompatível com a função e condição de policial e bombeiro militar estadual;
  • Ter as seguintes estaturas: no mínimo 1,60m, se for do sexo masculino, e 1,55m, se for do sexo feminino;
  • Ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1988, salvo para os candidatos pertencentes a Polícia Militar do RN e do Corpo de Bombeiros Militar do RN;
  • Não ter sido isentado do serviço militar obrigatório por incapacidade física definitiva;
  • Firmar termo de compromisso de sigilo e confidencialidade das informações;
  • Ser considerado apto no exame admissional, mediante apresentação de laudos, exames e declaração de saúde que forem por ele exigidos;
  • Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de Nível Superior, Tecnólogo ou Licenciatura em qualquer área, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Possuir CNH, categoria “B”, válida, a ser apresentada na convocação para a admissão;
  • Não possuir tatuagem ou pintura que faça qualquer alusão a ideologia terrorista ou extremista; represente símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas; incite a violência ou a criminalidade, à ideia ou ato libidinoso ou qualquer forma de discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; incite à ideia ou ato ofensivo à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros Militar ou às Forças Armadas; e faça qualquer alusão a símbolo, nome, lema ou iniciais de organizações criminosas;
  • Entre outros requisitos que podem ser consultados em edital;

Etapas concurso PM RN

O concurso público da PM RN será composto pelas seguintes etapas:

  1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Exame de habilitação musical;
  3. Exame de saúde, de caráter eliminatório;
  4. Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  5. Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  6. Investigação social, de caráter eliminatório.
  7. Entrevista de Heteroidentificação;

Ao final das etapas, o candidato aprovado ainda deve participar do curso de formação para ingresso nas forças de segurança do estado.

Clique aqui para ler o edital do concurso PM RN na íntegra e obter maiores informações sobre o certame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.