Restituição do IRPF: Receita abre consulta ao lote residual nesta terça-feira

O Imposto de Renda é uma obrigação tributária que todos os brasileiros devem cumprir anualmente. No entanto, nem sempre o valor pago corresponde ao devido, e é por isso que existe o processo de restituição do Imposto de Renda. Nesta matéria do Notícias Concursos vamos falar sobre como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda e garantir que você receba o valor a que tem direito.

O que é o lote residual de restituição do Imposto de Renda?

Antes de entrarmos nos detalhes de como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda, é importante entender o que ele significa. O lote residual é um termo utilizado para se referir às restituições que são processadas posteriormente aos lotes regulares. Isso acontece quando há retificações ou correções na declaração de Imposto de Renda.

Quando o lote residual de restituição está disponível para consulta?

O lote residual de restituição do Imposto de Renda referente ao mês de outubro de 2023 estará disponível para consulta a partir das 10 horas do dia 24 de outubro. Neste lote, serão contemplados 354.509 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 643.259.756,29.

Como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda?

Para saber se a sua restituição está disponível no lote residual, você deve acessar a página da Receita Federal na internet. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Receita Federal.
  2. Clique em “Meu Imposto de Renda”.
  3. Em seguida, clique em “Consultar a Restituição“.

A página apresentará orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da sua declaração. Você poderá acessar o extrato de processamento no e-CAC para verificar se há alguma pendência na sua declaração. Caso identifique alguma pendência, você poderá retificar a declaração corrigindo as informações equivocadas.

Quem tem prioridade no lote residual de restituição?

Do valor total do lote residual de restituição do Imposto de Renda, R$ 427.280.878,46 são destinados aos contribuintes que têm prioridade. Essas prioridades são definidas da seguinte forma:

  • 6.106 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 54.438 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6.491 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 16.874 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 119.040 contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Além desses, também serão contemplados 151.560 contribuintes não prioritários.

Como receber o valor da restituição do Imposto de Renda?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária informada na declaração. O crédito pode ser feito de forma direta ou por indicação de chave PIX. É importante ressaltar que, caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como a conta informada ter sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Caso isso aconteça, você poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se você não resgatar o valor da restituição dentro do prazo de 1 ano, você deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Acesse o menu “Declarações e Demonstrativos”, clique em “Meu Imposto de Renda” e em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Consulta

Consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda é fundamental para garantir que você receba o valor a que tem direito. Através do site da Receita Federal, você pode verificar se a sua restituição está disponível, corrigir possíveis pendências na sua declaração e receber o valor na sua conta bancária. Lembre-se de ficar atento aos prazos e orientações da Receita Federal para não perder o seu direito à restituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.