Resoluções para o Ano Novo – Qual a importância?

As resoluções para o Ano Novo costumam fazer parte da rotina de milhares de pessoas. Em muitos casos, elas ajudam a analisar como foi o ano e o que se espera do ano seguinte, por meio de um planejamento que visa direcionar os passos que serão dados nos próximos 12 meses.

Se você ainda não fez esse tipo de resolução, que tal refletir com a gente sobre os benefícios que ela pode proporcionar? Neste texto, apresentamos algumas considerações. Acompanhe-nos.

Qual a importância e os benefícios das resoluções para o Ano Novo?

As resoluções para o Ano Novo podem promover muitos benefícios, quando feitas de forma adequada e alinhada à realidade de cada um. Isto é, não estamos falando de resoluções nas quais metas inatingíveis são traçadas, mas, sim, estamos falando daquelas que podem ser alcançadas e que são realmente possíveis para a pessoa.

Portanto, vamos refletir partindo desse pressuposto, combinado? Sigamos!

1. Possibilidade de ver o que passou

No momento em que começamos a fazer as nossas resoluções para o Ano Novo, podemos descobrir e avaliar tudo o que aconteceu conosco nos últimos 12 meses. Esse exercício pode nos ajudar a entender onde acertamos e onde erramos, trazendo subsídios para uma aprendizagem que pode nos ajudar a começar o novo ano de uma forma mais positiva.

Afinal, se não soubermos o que atingimos no último ano, como poderemos pensar em mudanças significativas para o futuro? Saber por onde andamos é uma peça-chave para que as nossas metas sejam mais claras.

2. Análise de melhorias e mudanças positivas

Quando fazemos as nossas resoluções para o Ano Novo, podemos pensar em quais pontos de melhoria nós desejamos investir no próximo ano. O que você deseja melhorar? Quais áreas da sua vida quer se dedicar melhor? Quais novas aprendizagens deseja adquirir? Tudo isso pode ajudá-lo a pensar em passos que o direcionem rumo aos seus maiores sonhos e objetivos.

3. Metas que ajudam a atingir nossos objetivos

As metas têm um papel muito relevante em nossas vidas. Elas são os pequenos passos que precisamos dar rumo aos objetivos maiores. É o caso de colocar como meta tirar boas notas nas matérias do semestre para ficar mais próximo da formatura, por exemplo.

Por isso, fazer resoluções é algo bem interessante, pois você terá uma visão mais clara de quais passos precisa dar rumo ao seu objetivo maior.

4. Motivação para uma nova fase

Quando visualizamos o que desejamos alcançar, podemos nos sentir mais motivados, mesmo quando há desafios pela frente. Afinal, teremos uma visão mais clara das possíveis recompensas que podemos atingir. Por isso, a importância das resoluções para o Ano Novo envolve-se com essa possibilidade de se sentir mais motivado frente aos objetivos futuros.

5. Autoconhecimento e autoanálise

Por fim, podemos desenvolver um momento de autoconhecimento, no qual descobrimos o que melhoramos e o que precisamos melhorar, e de autoanálise, avaliando o que fizemos e o que deixamos de fazer, importantes para o nosso crescimento pessoal.

Logo, fazer resoluções é “mergulhar” em si mesmo, descobrindo mais sobre a sua própria forma de agir e pensar.

Que tal começar a fazer a sua análise de 2022 e as suas metas para 2023? 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.