Saiba Como Iniciar Uma Poupança

O desafio de iniciar uma poupança 

Iniciar uma poupança pode ser um desafio para muitas pessoas. No entanto, é possível guardar um dinheirinho através de pequenas mudanças.  Veja nossas dicas!

Planejamento financeiro

Primeiramente,  é importante que faça um planejamento financeiro. Dessa forma, poderá ter uma visão ampla sobre a sua situação atual e controlar seus gastos a partir do momento em que realizar esse planejamento. 

Esse controle pode ser feito através de planilhas, aplicativos ou até mesmo por uma agenda, desde que você acompanhe as suas anotações.

Renda extra

Muitas pessoas se beneficiam através de uma renda extra que pode ser qualquer atividade que você faça além da sua renda principal.

Sendo assim, pode ser algo como dar aulas particulares, vender artesanatos, fazer bolos para encomendas etc. Esse valor a mais pode ser direcionado para uma poupança, mesmo que seja algo sazonal. 

Gastar sem perceber

Uma pesquisa realizada pelo SPC revela que 46% das pessoas que estão inadimplentes no Brasil, revelaram que não perceberam ao longo de um determinado período que haviam gastado um determinado valor.

No entanto, gastar sem perceber pode ser um hábito. Por isso, controlar as entradas e saídas financeiras é o melhor caminho para que comece a entender atualmente para onde está indo cada centavo do seu dinheiro. 

Em uma empresa é necessário realizar um fluxo de caixa para ter esse controle. No entanto, para uma pessoa física, o fluxo de caixa também pode ser um ponto estratégico para começar a juntar dinheiro para uma poupança. Por isso, controle todas as suas entradas e saídas financeiras, por mais irrisórias que pareçam.

Não espere um valor alto 

Muitas pessoas alegam que não guardam dinheiro porque não possuem uma renda que permita. No entanto, você pode separar 5% do seu salário líquido para iniciar uma poupança, ou ainda, você pode dispor de um valor que nem chegue a essa porcentagem.

Isso porque uma poupança é mais um hábito do que exatamente separar um valor. Sendo assim, alimente esse hábito. Pois, conforme a situação financeira melhorar, a tendência é que você guarde mais dinheiro naturalmente. 

Renegociação 

Se você está endividado e pretende guardar dinheiro, o melhor a fazer é renegociar suas dívidas de forma que a parcela seja cabível ao seu planejamento financeiro. Além disso, evite realizar novas compras parceladas. Afinal, pequenas parcelas podem se transformar em novos endividamentos.

Preze pelo hábito

Independentemente de sua renda mensal, direcione suas decisões para que sejam menos impulsivas. Quando for adquirir algo, questione a real necessidade. Dessa forma, aos poucos, vai criando hábitos mais saudáveis para as suas finanças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.