Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Nova reforma tributária pode afetar Vale Alimentação e Vale Refeição

A nova reforma tributária no imposto de renda já vem sendo discutida há algum tempo, agora a mais nova alteração que está sendo prevista é a extinção dos benefícios fiscais do Programa de Alimentação do Trabalhador(PAT). O PAT foi criado com o intuito de dar desconto no Imposto de Renda para empresas que oferecem benefícios como Vale Refeição, Vale Alimentação e restaurantes no local de trabalho aos trabalhadores.

Celso Sabino do PSDB-PA, o relator da proposta da reforma tributária no imposto de renda, foi quem propôs esse corte nos incentivos fiscais do PAT. Essa proposta veio em meio a muitas ações de arrecadação que foram adicionadas ao projeto, no intuito de custear uma redução drástica no imposto de renda pago pelas empresas.

Segundo a proposta do governo, o Imposto de Renda para empresas diminuirá de 15%, que é o valor atual para 2,5%, aplicados sobre o rendimento. O plano de Sabino juntamente com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, é realizar mudanças no método atual de cobrança do IR, deixando então os impostos sobre as instituições muito baixos, porém aumentando os recebimentos sobre a renda.

De fato a extinção do PAT gera muita discussão, especialistas atentam que essa medida, se não levar à extinção do Vale Refeição e Vale Alimentação, tornará eles muito caros e inviáveis, elevando os custos das instituições. Por outro lado, outros especialistas ressaltam que as empresas já terão uma diminuição drástica do IR, reduzindo a dependência do PAT para abater gastos.

Custos elevados graças a modificação do Vale Refeição

A FeComercioSP emitiu um comunicado mostrando a insatisfação da instituição com a proposta de mudanças no PAT, em nota a associação disse que o PAT é um dos benefícios fiscais mais importantes do Brasil. Tendo isso em vista, a associação enviou um comunicado ao relator Celso Sabino pedindo a reavaliação da proposta.

“A retirada do benefício fiscal é equivocada e impossibilitará que muitas empresas mantenham o PAT, reduzindo os proventos dos trabalhadores, uma vez que despender recursos com alimentação não é opção, mas necessidade”, disse a FecomercioSP em seu comunicado.

A instituição também salientou que, uma das principais vantagens do pagamento do Vale Refeição e alimentação, é que os valores pagos não são ponderados como o salário, dessa maneira auxiliando também na redução de custos das empresas.

Ao pagar o valor em forma de auxílio VR ou VA, em vez de simplesmente acrescentar o valor no salário, a empresa se vê livre das cláusulas que incidem na folha de pagamento. Sendo assim, o pagamento do VR ou VA livra a empresa de gastos adicionais com o Imposto de Renda, o adicional do FGTS e também da contribuição previdenciária.

Quantas empresas serão afetadas

Luis Wulff alerta também que benefícios como o Vale Refeição e Vale Alimentação, na maioria das vezes, são uma exigência nas convenções coletivas dos sindicatos. Sendo assim, na opinião de Wulff, isso reduzirá a margem das empresas ao não concedê-los.

O especialista também afirmou que o direito ao desconto no IR por oferecer benefícios alimentares se aplica apenas a um pequeno grupo de empresas, em geral formado por empresas de grande porte e que se encaixam no regime tributário do Lucro Real.  “Estamos falando de 350 mil a 400 mil empresas, no máximo, no Brasil”, disse Wulff.

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
39 Comentários
  1. MARCOS Dantas Diz

    São um bando de vagabundos sangue sugas quê não têm coragem de trabalhar aí ficam só sugando os trabalhadores. De verdade que carrega o país nas costas bando de ladrões .

  2. AIRTON Diz

    Bando de vagabundos desgraçados, tira as suas mordomias, covardes , que o diabo receba vocês no inferno de braços abertos, tomara que alguma doença derreta vocês

  3. AIRTON Diz

    Mais uma dos nossos políticos, ferrando o trabalhador, vamos dar a resposta nas urnas, políticos malditos , covardes, corta as suas mordomias seus abutres

  4. Maristela Gomes Diz

    Bandidos, isso sim! enquanto o brasileiro aceitar tudo sem represália nas urnas vão deitar e rolar essa corja de aproveitadores, tirar do deles ninguém cogita, tenho nojo de ver essas notícias

  5. João Andrade Diz

    Querem que apareça dinheiro é? É só cortar os benefícios desses políticos bandidos, que tem desde de vale alimentação e planos de saúde caríssimos pra toda família, os filhos estudam nos melhores colégios, e ainda tem auxílio moradia, auxílio paletó.
    Corja de ladrões deveriam era ter vergonha na cara, em propô uma imoralidade dessa.

  6. Rogério Diz

    Na matéria só não falou q esse projeto é do PSDB e compania

  7. Carlos Elias Diz

    Somos governados por BANDIDOS E MILICIANOS. Paulo Guedes é outro bandido que nem gosta de povo que é quem ele sempre explorou. Bando de bandidos de Brasília. Vamos virar CUBA com esse desGoverno.

  8. Elidonio Diz

    O que nos deixa indignados é que os deputados e senadores por exemplo, recebem uma gama de benefícios de grande valor nos seus salários, e não se fala de tirar nada deles, inclusive, são isentos de impostos.
    Por lado, qualquer reforma que o desse governo BOLSONARO faz , como por exemplo, a da previdência- que arrasou com os trabalhadores- ; agora a TRIBUTÁRIA, para ser aprovada querem acabar de vez com a alimentação dos trabalhadores.
    Esse governo é realmente CRUEL!!

  9. Mari Diz

    Isso é um absurdo o que fazemos com 1.100,00
    Por mês?
    Além de pagar aluguel água e luz ?
    Cada vez pior só quem se ferra é o trabalhador, lamentável infelizmente 😭

  10. Eduardo Diz

    Rapaz se cortar o vale aqui da categoria do transporte de valores, vai ficar dificil a gente trabalhar, pois ja arriscamos nossa vida por tao pouco, sem horas extras, com um salario de um escolteiro aqui na Bahia em torno de 1700 reais pra arriscar a propria vida, fica dificil.

  11. Bruno Diz

    Corta desses vagabundos auxílio que só a desgraça querem corta do povo

  12. roberto venturi Diz

    Como falaram aí a reforma devia começar com os absurdos que os políticos ganham e seus benefícios os nossos comparados aos deles não e nada

  13. Alexia Diz

    Engraçado né, enquanto esses políticos de merda só enchem o rabo com os nossos impostos, agora querem tirar um benefício que é de direito nosso, tenta cortar os auxílios que esses políticos recebem, todo os dias comem do bom e do melhor e o trabalhador só tomando na cara. Esse país já está lascado mesmo.

  14. Patrícia Diz

    Nós últimos tempos, estamos vendo o nossos deputados só prejudicando os trabalhadores. Nada faz pra acrescentar só falam em tirar pensando nas vantagens para os empresários.
    Enfim, quem colocou eles no poder foi o povo, os trabalhadores que agora só ….
    Os deputados tem tanto benefício, regalias que deveriam ter tirado há muito tempo. E quem tem o poder de fazer não o faz!

  15. Alexandre Silva dos Santos Diz

    Felizmente nosso país está entregue nas mãos dos maiores impostores do mundo, verdadeiros ladrões e assaltantes. Tem uma maneira de acabar com eles gritando independência ou morte . Exigindo lei como a do japão la oex presidente foi pego em ato de corrupção todos os bem conquistado o que ele não ganhou através do suor do gosto dele foi recolhido devolvida aos cofres públicos ele prisão perpétua.

  16. ELIZANGELA SILVA DOS CICERA MARIA SILVA DOS SANTOS Diz

    Isso é uma pouca vergonha mesmo porque não cortam deles que ganham até para se vestir

  17. Semiramis Juno Diz

    Para esse sacripanta, tchutchuca dos bilionários, o trabalhador que ganha a partir de três mil reais mensais é super rico. E pensar que nem o corona vírus conseguiu acabar com essa desgraça.

  18. Fabi Diz

    Um Absurdo só vê o lado deles, nós trabalhadores que saímos prejudicados, tinha que cortar todos os benefícios desses babacas,

  19. Paulo Afonso Diz

    Estes governos e Paulo Guedes ,nunca fazem para o trabalhador somente tira tudo ontem e o que não tem, podem ver pela as aposentadorias e mais uma vez ferra o trabalhador. Tudo que tínhamos da CLT de 1954 eles tiraram. Porque não coloca todo na sensala como na era da escravidão, porque só estão mudando o sistema.

  20. Chris Diz

    Faz arminha que passa 😎👉👌

  21. Marcia De oliveira Silva Diz

    Então que acrescentem o valor do vale no salário. Teria que cortar é os benefícios que os políticos tem sem necessidade alguma.

  22. Vanda barros soares Diz

    Que não seja aprovado,pq isso vai afetar não só os funcionários,mais também muito comércio, restaurantes,mercados e por aí vai.diminue os salários dos políticos que não é pouco e os benefícios que eles tem que são salários e diretos dos impostos que são cobrados da população,bando de safado,vai procurar oque fazer ao invés de querer mexer nos nossos direitos.

  23. Luís Carlos Glovacki Diz

    Justamente, tem gente que acha que fulano é diferente de cicrano e todos ferram com o trabalhador por igual.

  24. Cizino Aparecido Diz

    Somos um país de maricas mesmo, porque de dois em dois anos tem eleições, e a população sempre reelege muitos destes pelegos

  25. Eliana Soares Diz

    Corja…se cortasse metade dos benefícios que esses malditos tem, o Brasil não estaria essa desgraça. Um país onde presidiário tem mais direitos do quê um trabalhador, pode se esperar o quê? Nunca se movimentam no sentido de melhorar o custo de vida da população, mas sempre no sentido de tirar cada vez mais do povo… Raça ruimmmm (um dia a conta vem/a fatura chega)

  26. Alexandre Diz

    Bando de calhordas, quando mais quando o povo vai acordar e derrubar Brasília, é partido, deputado, senador, presidente não tem um que salva, queima tudo, já passou da hora de mudar a história deste país!!!

  27. Merielen Diz

    É facil ne tirar de nós trabalhador que ja ganha pouco
    Porque nao tira desses políticos que vive gastando .nao fazem nada pra ajudar nós trabalhador. Mais sim pra lascar mais
    Absurdo muitos usam vale pra fazer compra porque salário nosso mal da pra nada pagar. aluguel olha la ainda. Sabe onde faz diferença ninguém fosse as urnas ..mais infelizmente isso impossível de acontecer .

  28. Merielen Diz

    É facil ne tirar de nós trabalhador que ja ganha pouco
    Porque nao tira desses políticos que vive gastando .nao fazem nada pra ajudar nós trabalhador. Mais sim pra lascar mais
    Absurdo muitos usam vale pra fazer compra porque salário nosso mal da pra nada pagar aluguel olha la ainda. Sabe onde faz diferença ninguém fosse as urnas ..mais infelizmente isso impossível de acontecer t

  29. Lia Diz

    Acho um absurdo isso tem trabalhadores que preferem se alimentar no local de trabalho, nunca pergunta a opinião dos trabalhadores, é fazer somente o que os políticos desejam, eles tem toda regalia e os pobres só vivem sendo pisados.

  30. Marcelo Diz

    Parece que o lema do Bolsonaro é: “Por um país mais pobre igualmente”

  31. Fabio Diz

    Políticos desse nível,burros e ignorantes acabam com a nossa esperança de um Brasil forte e justo.se recebessem metade do que ganham em salários e benefícios já seria muito,não apresentam nada que preste e ainda querem retirar oque existe de bom,vamos inverter a situação e retirar da parte que eles ganham pra ver oque acontece.

  32. Sidnei Teixeira Pires Diz

    bando de maufeitores… incentivos no poder público, vantagens e mordomias que não temos no setor privado. Esse povo precisa acordar e aprender a votar, sempre os mesmos que do sangue do trabalhador fazem para si cobertores de benefício, nós como cidadão que somos a engrenagem das riquezas dessa terra não podemos mais admitir que corruptos inescrupulosos matam o povo sensato que trabalha para o bem nação.

  33. Sara Diz

    Era só o que faltava né? Pq não tira logo nosso salário e põe todo mundo pra trabalhar como escravo e dá só um prato de comida? Vergonha desses imbecis!

  34. Acelino Diz

    Esse povo quis isso esse governo fdp só sabe tirar os direitos dos trabalhadores .e viva o governo de Bolsonaro

  35. Afranio Diz

    Só pensam em ferrar o povo pra sobrar mais pra eles.Nos estamos é ferrados com esses políticos. São todos sanguessugas. Cabe ao povo do desse estado tirar esse cara dá Câmara nas próximas eleições já q sou de Minas e não tem como não votar nessa pessoa.Se bem q daqui pra frente não voto em mais ninguém isso sim.

  36. Cláudia Diz

    Que absurdo !!!!
    Quer livrar o país das dúvidas em cima dos trabalhadores .
    Cancela essa pouca vergonha de salário altíssimo desses políticos , que logo sairemos das dívidas do País…
    Só sabem ferrar o povo trabalhador …duro que ninguém faz nada !!!
    Estão fazendo o que querem e o povo quieto aceitando tudo….
    Vergonha Nacional.

  37. Willian dos santos Diz

    Pq eles não cortam os benefícios deles mesmos c eles acham q não tem ultilidade essa tropa d sem vergonha, pq não cortam os benefícios dos vagabundos criminoso q matam roubam os cidadoes d bem sem piedade nenhuma despois q tão na cadeia fikam rindo,comendo dormindo pegando sol, malhando. Pq não cortam deles ? Do trabalhador pod cortar benefícios pode baixa salário pod tudo. Trabalhador q tá de sol a sol batalhando trabalhando pra colocar comida dentro de casa e pagar impostos pra essas corja de sem vergonhas passa bem.

  38. Maria Diz

    Esses ai deputados ministros a corja toda, deveriam é receber um salário mínimo por mês e nada mais , vive no bem bom e quer cortar um simples vale refeição e vale alimentação do povo. O povo tem que se unir e exigir que todos os benefícios dessa corja seja cortado e com uma redução muito grande no salário deles também. Safadeza

  39. Fran Diz

    Porq nao corta o vale dos politicos ordinários , safados fpt, cambada de desgraçado , vai pra puta q pariu estes politicos e sao todos …ainda ten gente q baba ovo destes canalias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.