Rede 5G da Claro está pronta para ser ativada em Brasília

Operadora montou uma rede 5G na faixa de 3,5 GHz, que garante a experiência ideal para tráfego de dados

A Claro já está pronta para ativar a rede 5G na faixa 3,5 GHz em Brasília (DF). A radiofrequência permite a verdadeira experiência de uso do 5G, com velocidades de até 1 Gbps e latência muito baixa, o que permite um tempo de resposta menor para se conectar. A ativação ainda depende da liberação do uso de espectro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Gaispi, grupo que coordena as ações das operadoras com o 5G. A expectativa é de que seja liberado ainda em julho.

LEIA MAIS: SAIU a lista dos 50 celulares compatíveis com o 5G; veja

Em Brasília, o sinal do 5G da Claro estará disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, chegando gradativamente a outras áreas do Distrito Federal. A Claro já está preparada para a expansão gradativa nas demais capitais e outras regiões, de acordo com o cronograma estabelecido pelas autoridades responsáveis, à medida que a faixa de 3,5 GHz for liberada em cada estado.  

A operadora ainda lembra que há metas obrigatórias para cobertura mínima que vão se expandindo a cada mês. Isso significa que os investimentos em rede estão só começando e devem continuar ao longo dos próximos anos. 

A Claro já havia disponibilizado, em julho de 2020, o 5G DSS, que trazia um “gostinho” do que o 5G é capaz. Ainda utilizando recursos da rede 4G, a tecnologia permitia conexões com velocidades maiores, mas não apresentava o potencial que o 5G “puro” pode apresentar. 

Assim como no lançamento do DSS, a adoção do novo 5G será transparente e sem exigir qualquer alteração de contrato. Basta que o cliente tenha um plano ativo da Claro e um celular compatível para passar a utilizar. 

Soluções de 5G 

A Claro vem estudando formas de implementar o 5G em seu negócio de outras formas que possam ir além de apenas entregar rede para dispositivos móveis. Uma opção, que utiliza o que se chama de rede standalone, são as redes de acesso fixo (FWA, na sigla em inglês). A ideia é fornecer banda larga para residências através do 5G, complementando a cobertura das redes de fibra e banda larga fixa. 

Outra ideia da operadora é trabalhar com parceiros para desenvolver aplicações no metaverso, com uso de óculos de realidade aumentada e virtual. A expectativa é que o 5G permita experiências melhores com essa tecnologia. 

Ela também pretende comercializar equipamentos que possam se conectar diretamente ao 5G, como um novo notebook da Lenovo, que já vem pronto para receber um chip 5G da operadora. 

A operadora avalia que a disponibilização do 5G abre portas para novas discussões e oportunidades em negócios, serviços e comunicações. A Claro está de olho na digitalização da sociedade e se aproveitar e impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. 

Retrospecto com o 5G 

Com 2 milhões de smartphones compatíveis com o 5G, 4% da sua base de clientes, a Claro é a operadora que lidera a adoção da tecnologia em volume de dispositivos, conforme informações disponibilizadas pela Anatel. A empresa ainda diz que, atualmente, 70% dos aparelhos vendidos por meio de suas lojas são compatíveis com o 5G+. 

A operadora credita esse número às iniciativas que tomou para implementar o 5G. Segundo a empresa, o trabalho de implantação da nova rede começou logo após o leilão de frequências 5G conduzido pela Anatel, em novembro de 2021. 

Além do espectro de 3,5 GHz, que entra em operação agora, a operadora adquiriu lotes regionais na faixa de 2,3 GHz. Esta última, junto com o uso do 5G DSS, permitiram adiantar a implantação do 5G em diversas capitais e regiões do País, mesmo antes da liberação da faixa de 3,5 GHz – que precisa passar por processo de mitigação de interferências em cada geografia. 

Além disso, a Claro adquiriu lotes de frequência em faixas mais altas, conhecidas como “Millimeter Wave”(mmwv), que serão utilizadas em aplicações de redes privadas a serem utilizadas em empresas. A tecnologia mmwv também será utilizada em soluções que exigem altíssima capacidade de transmissão, mas com área de cobertura mais restrita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.