Redação: Como não zerar a prova do ENEM

No próximo domingo (21), acontecerá o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021. Juntamente com as provas objetivas de ciências humanas e linguagens, haverá a tão esperada prova de redação (única discursiva da avaliação).

Uma nota alta na prova subjetiva pode ser um diferencial para aquele candidato que deseja participar de programas, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para instituições públicas e o Programa Universidade para Todos (Prouni) para as particulares.

O ENEM 2021 acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro para mais de três milhões de estudantes em todo o país. Como dito anteriormente, as provas de linguagens, ciências humanas e redação ocorrerão no primeiro dia. Já no segundo, haverá as de matemática e ciências da natureza.

Em relação à prova subjetiva especificamente, os estudantes receberão uma folha de rascunho e uma folha de redação. Eles devem ter consigo uma caneta esferográfica preta de tudo transparente e somente o que estiver escrito na folha de redação será corrigido.

Existem alguns motivos presentes no edital que você não deve seguir quando escrever seu texto, porque eles zerarão a sua redação. Como por exemplo: fugir totalmente do tema, texto ilegível, não seguir o tipo dissertativo-argumentativo, folha de redação em branco, extensão de até sete linhas manuscritas independentemente do conteúdo, entre outros.

Então, nessa reta final de estudos, procure ler redações que tiraram nota mil em edições passadas. Além disso, não faça muitos textos nesta semana, isso pode te causar nervosismo. Busque temas que você ainda não trabalhou e faça um roteiro de tópicos que você abordaria caso este fosse o assunto.

Fique ligado(a) nos temas anteriores da redação do ENEM

Os temas anteriores da redação podem te ajudar a direcionar seus estudos. Portanto, atente-se para os assuntos passados:

  • 2009 – O indivíduo frente à ética nacional;
  • 2010 – O trabalho na construção da dignidade humana;
  • 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado;
  • 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI;
  • 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil (na prova deste ano houve duas aplicações regulares);
  • 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil;
  • 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
  • 2020 – O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação).

Curtiu o assunto? Deixe seu comentário e aproveite para conferir mais informações sobre o ENEM e outros vestibulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.