Entrevista de emprego: os recrutadores precisam conhecer você – veja dicas

Entrevista de emprego: os recrutadores precisam conhecer você de forma direcionada e assertiva. Confira dicas adaptáveis!

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode representar uma oportunidade de realizar um sonho profissional, no entanto, por conta dessa pressão, muitas pessoas ficam aquém do seu potencial dentro no mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: os recrutadores precisam conhecer você!

Não é baixo o número de profissionais da área de recrutamento e seleção que relatam as dificuldades dos candidatos em demonstrar minimamente sua capacidade dentro do processo. Muitos candidatos com potencial elevado possuem um excelente currículo, porém, não conseguem direcionar a sua postura, por conta da elevada ansiedade.

Se coloque positivamente

Por isso, na condição de candidato, é muito importante que você se coloque de forma positiva, considerando que é necessário que o selecionador possa conhecer você – minimamente – para que ele possa avaliar seu perfil. Sendo assim, confira algumas dicas para que você evite um comportamento autossabotador!

Gestos, narrativa e tom de voz

 Tenha cuidado para não gesticular excessivamente, já que esse ponto  demonstra um alto nível de ansiedade. Além disso, também é relevante controlar o seu tom de voz. Uma dica simples, porém, muito eficaz quanto a isso, é o fato de que se você prestar atenção ao que você mesmo está dizendo, irá melhorar a construção da sua narrativa e controlar o seu tom de voz de maneira natural. Além disso, também é importante que você evite atrasos, conheça os seus pontos positivos e seus pontos de melhoria.

Avalie a sua trajetória profissional

Esse conhecimento é muito importante, por isso, avalie as suas experiências profissionais. Pense sobre quais foram as contribuições que você fez por sua passagem seus empregos anteriores, de modo que você consiga informar para o seu selecionador, organicamente, quais são os seus pontos fortes; da mesma forma, quando você informar algum ponto negativo, apresente uma solução.

Por exemplo, você pode informar que possui dificuldade para falar em público por se entender uma pessoa tímida, e que isso pode atrapalhar o trabalho em equipe. No entanto, você pretende realizar um curso de teatro, objetivando  melhorar sua comunicação, já que você é uma pessoa focada.

Seja você mesmo, sem a pressão de estar sob avaliação!

Sendo assim, é importante que você apresente soluções. Pois, dessa forma, você irá demonstrar autoconhecimento profissional e pessoal. Além disso, seja você mesmo! Pois, quando você se deixa dominar pelo nervosismo e pela ansiedade em qualquer situação, deixa de ser natural.

Portanto, conheça genuinamente a sua trajetória profissional e se coloque como uma pessoa que tem merecimento e foco profissional.  Adapte essas dicas e eleve suas chances de sucesso profissional, boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.