Recrutamento e seleção: as análises de perfis nas estratégias holísticas empresariais

O processo de recrutamento e seleção está cada vez mais abrangente para as empresas. Confira alguns pontos que devem ser analisados!

O processo de recrutamento e seleção está cada vez mais abrangente para as empresas, considerando que a era digital modifica os perfis e  amplifica a cultura da organização para que novos fatores sejam considerados nas estratégias holísticas empresariais.

Recrutamento e seleção: as análises de perfis nas estratégias holísticas empresariais

O setor de Recursos Humanos de uma empresa pode ser subdividido de maneira completamente flexível; já que cada empresa pode dividir tarefas considerando o seu porte, segmento, orçamento e cultura.

No entanto, o processo de recrutamento e seleção deve ser feito de maneira direcionada, independentemente de a empresa possuir uma área voltada para recrutamento e seleção, apenas um profissional ou uma pequena equipe.

Fatores tecnológicos

A era digital cria novas necessidades para o cliente; o que impacta diretamente no fluxo das empresas. Por isso, o perfil profissional está cada vez mais abrangente, considerando que além de novas profissões, também os fatores tecnológicos impactam diretamente na empregabilidade, modificando a relação entre empregado e empregador.

Por isso, muitas empresas facilitam o fluxo de trabalho do funcionário, desde que seja possível, permitindo uma atuação Home Office, não cobrando horários específicos ou aumentando os benefícios, por exemplo.

Entretanto, o que será modificado deve ser algo decidido pela empresa, considerando todos os seus fatores juntos com o fluxo do mercado dentro do seu segmento.

Abrangência nas análises

Sendo assim, o perfil de recrutamento e seleção tem se tornado cada vez mais abrangente. Por exemplo, é comum que dentro de um processo seletivo atual, as empresas considerem os fatores sociocomportamentais para que possam avaliar a viabilidade de contratar um profissional. Ou seja, o comportamento do candidato durante a entrevista de emprego corrobora os valores profissionais inseridos no seu currículo.

Definição de perfis na cultura da empresa

Por isso, cada vez mais empresas de pequeno porte precisam definir perfis para que as contratações sejam mais efetivas. Além disso, é necessário considerar – quando possível – a diminuição das etapas dos processos; bem como, deve-se aplicar testes apenas quando necessário, ao passo que também o retorno para o candidato deve ocorrer de forma rápida. Visto que bons candidatos podem receber propostas com maior frequência.

Além de todos esses fatores, é importante que a gestão da empresa analise o perfil das contratações existentes, já que é importante que o perfil da equipe e da gestão de forma geral, ampare os valores empresariais.

Definição interna e disseminação da cultura

Visto que uma empresa que possui perfis diferentes pode elevar o volume de conflitos e criar processos contraproducentes. Por isso, o recrutamento e seleção deve considerar diversos fatores para direcionar a empresa na era digital, considerando as necessidades humanas, disseminando a cultura e direcionando o objetivo da empresa diante da inconstância da era digital.

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