Reajuste de 17,3% no preço da conta de luz é anunciado pela Aneel; Veja quem será afetado

Na última terça-feira, 15 de março, foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reajustes nas contas de luz de clientes da Light e da Enel Rio, distribuidoras de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro. O reajuste deve variar entre 12% e 17%, em média.

Os novos índices já estão em vigor, com os reajustes, a Enel Rio sofrerá um efeito médio do reajuste de 16,86%. Já os clientes da distribuidora Light sofrerão com um efeito médio do reajuste de 14,68% em suas contas de luz, considerando todos os tipos de consumidores.

O aumento no valor da energia elétrica em cada setor

Dentre as duas distribuidoras, a que sofrerá o maior reajuste no valor da energia elétrica será a Enel Distribuição Rio, que atende mais de 3 milhões de unidades consumidoras no estado do Rio de Janeiro. O reajuste divulgado pela Aneel será de 17,14% para clientes residenciais.

Já quando consideramos os reajustes divulgados pela Aneel para consumidores de alta e baixa tensão, o consumidor final irá pagar 15,38% e 17,39%, respectivamente, a mais em sua conta de luz. Consumidores de baixa tensão são representados pelos pequenos negócios.

O reajuste médio da Light considerando cada tipo de consumidor será de 15,41% para clientes residenciais, 12,89% para consumidores de alta tensão e 15,53% para consumidores de baixa tensão. Para a distribuidora, os novos índices também entraram em vigor nesta terça.

Como foram calculados os reajustes

O reajuste dos valores da conta de luz da distribuidora Light foi calculado a partir de um processo chamado “Revisão tarifária periódica”. Este processo é realizado, em média, a cada quatro anos e tem como principal objetivo adequar o contrato para continuar custeando investimentos e a operação.

Já o reajuste dos valores da conta de luz da distribuidora Enel Rio foi calculado utilizando o reajuste tarifário anual. Este processo é realizado anualmente na data em que foi assinado o contrato com cada distribuidora, com exceção de quando há a revisão tarifária periódica.

O que influenciou o reajuste das contas de luz

A alta de dois dígitos na conta de luz dos cariocas foi influenciada por encargos setoriais, além do aumento nos custos para compra e distribuição de energia elétrica. Durante o ano passado, o Brasil elevou o custo de produção de energia elétrica devido à crise energética.

De acordo com Ricardo Brandão, diretor regulatório da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, “Os custos para enfrentamento da crise hídrica aumentaram significativamente no segundo semestre de 2021”

“Abrindo um fosso entre as despesas que as distribuidoras tinham para enfrentamento dessa crise e a cobertura tarifária, mesmo com a bandeira tarifária”, completou o diretor regulatório da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica.

As concessionárias do estado do Rio de Janeiro também são afetadas pelos chamados “gatos de luz”, que nada mais são do que furtos de energia elétrica. No estado, cerca de 40% do total de energia elétrica produzida é furtado, o custo é distribuído para os consumidores que pagam a conta de luz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.