Aprenda dicas de como cuidar da ardósia; mantenha seu piso sempre brilhando

Veja as informações e aplique em sua casa

Sabe aquele piso de tom mais escuro usado em muitas casas brasileiras, tanto para decoração quanto para revestimento? A ardósia é um tipo de pedra derivada de rocha bastante presente e versátil em diversos lares. Apesar de ser resistente, a peça precisa de alguns cuidados especiais para a sua manutenção. Um dos aspectos mais importantes para quem tem o material é em relação ao seu brilho, que pode diminuir com o tempo de uso. A boa notícia é que existem várias maneiras de conservá-lo com aspecto de novinho. Então, aprenda dicas de como cuidar da ardósia e mantenha seu piso sempre brilhando, aqui no Dicas Incríveis

O que é ardósia?

A ardósia é uma rocha de grão fino e homogêneo. É considerada, então, a pedra mais durável e bonita para ser usada em construções. 

O material foi muito utilizado na produção de quadros negros usado em escolas. Com o tempo, começou, então, a compor a decoração de espaços, como pisos e revestimentos. 

A ardósia possui uma variedade de cores e têm, ainda, diferentes texturas, como polida, escovada, lixada, envelhecida ou natural. Entre as cores, as mais comuns são a ardósia cinza, preta, ferrugem e verde. 

A cinza é, geralmente, usada em ambientes modernos e minimalistas, comum em fachadas das casas. A preta combina nos ambientes mais sofisticados, imprimindo composições modernas. O tom ferrugem é mais ideal nos locais de decoração rústica. Já a verde, é usada em pisos internos, combinando, então, com locais amplos. 

Além de pisos e revestimentos, a ardósia pode ser usada, ainda, em bancadas para cozinha e em mesas. Sua versatilidade garante, então, um uso diversificado e criativo.

Veja como cuidar da ardósia - Reprodução Pixbay
Veja como cuidar da ardósia – Reprodução Pixbay

Aprenda dicas de como cuidar da ardósia

A ardósia possui uma superfície porosa e tende a absorver manchas, sendo, então, mais vulnerável a produtos abrasivos. Para manter a beleza e a durabilidade da pedra, é necessário algumas precauções, principalmente no momento da limpeza

Por isso, separamos algumas sugestões para ter o material mais bonito e longe de ameaças. Aprenda dicas de como cuidar da ardósia. Veja:

Atenção para as vassouras

Na varrição de pisos de ardósia, o ideal é usar apenas vassouras de cerdas macias e evitar, então, as de piaçava. Isso porque materiais mais duros tendem a arranhar o revestimento. 

Os aspiradores de pó também são ótimas opções para a limpeza mais cotidiana do piso. Se você tem o aparelho, não hesite em usá-lo.

Use detergente neutro

Após a varrição, é hora de passar o pano umedecido no piso. A sugestão é misturar água com detergente neutro para limpar a superfície. Outra dica é usar sabão líquido para roupas delicadas. Você pode usar, ainda, multiuso (ou limpador específico) na realização da limpeza. 

Lave regularmente 

Além de cuidados diários como varrição e passagem de pano, o ideal é que o piso receba, então, lavagem a cada 15 dias para evitar que o revestimento fique encardido ou manchado a longo prazo.

Para lavagem, utilize os produtos citados acima com abundância de água. Após, é só enxaguar e tirar o excesso com rodo ou pano de chão. 

Não use produtos abrasivos

A ardósia não deve ser limpa com produtos abrasivos como água sanitária, cloro ou álcool. Isso porque, com o tempo, ela pode ficar manchada, com aspecto corroído e sem brilho.

Evite tapetes emborrachados

Tapetes com forro de borracha podem danificar a superfície da ardósia. Evite, então, contato entre o objeto e a pedra.

Mantenha seu piso sempre brilhando

Após aprender dicas de como cuidar da ardósia, vamos listar, então, algumas sugestões para deixar as superfícies com mais brilho. Atualmente, há vários produtos no mercado destinados para deixar a ardósia mais bonita e com aparência de nova. Veja, então, como manter seu piso sempre brilhando: 

Resina 

A resina para ardósia é o produto mais comum para dar brilho ao piso. Você compra item em lojas específicas. Use de acordo com as recomendações da embalagem. 

Óleos

Outro produto indicado para dar brilho são os óleos destinados para a ardósia. Você encontra o produto em estabelecimentos comerciais do ramo. 

Selantes 

Os selantes para para pedras e azulejos obstruem os poros da pedra, prevenindo, então, manchas e melhorando a aparência. É uma opção para manutenção do piso. É só seguir as recomendações do fabricante e aplicar.

Com essas dicas de como cuidar da ardósia para manter seu piso sempre brilhando, você terá, então, a sua pedra sempre limpa e com aspecto de novo, deixando sua casa ainda mais bonita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.