Quer ser seu próprio chefe? Confira sete passos para ter a sua empresa

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas

Ter um negócio próprio requer algumas doses de responsabilidade e disciplina. No entanto, são inúmeras as vantagens de abrir uma pequena empresa. Se organizar é essencial, além de conhecer as características do mercado que deseja atuar.

De acordo com as estatísticas, de janeiro a abril foram criadas 808 mil novos negócios, sendo que sete em cada dez empresas no país são de microempreendedores individuais, os famosos MEIs. Ao todo são 19.373.257. empreendimentos.

Ser seu próprio chefe tem inúmeras vantagens, como por exemplo, realizar seu trabalho em Home Office, poder criar seu próprio horário de trabalho, fazer o que gosta, depender de seu próprio esforço para ter sucesso, receber benefícios fiscais, contribuir com a sociedade, e muito mais.

No entanto, é um caminho cheio de obstáculos que requer um trabalho proativo e eficiente. Traçar objetivos realistas também ajudam a quem está pensando em ter seu próprio negócio. Veremos abaixo sete passos que irão lhe auxiliar na direção do sonho de ter sua empresa.

Concurso Receita Federal 2022 para 699 vagas tem escolha da banca em andamento! Até R$21 mil

1 – Observe se seus objetivos são viáveis

Procure conhecer o seu mercado de atuação, quais são seus concorrentes, as possibilidades de lucros futuros e dos gastos necessários para abrir a sua empresa. Ademais, é importante buscar informações como quem são seus clientes, seu público alvo, custos, investimento necessário, entre outros.

2 – Busque por uma capacitação

Outra dica é procurar por uma capacitação, seja através de cursos, palestras, especializações. Enfim, tudo o que pode lhe auxiliar a se destacar no mercado. todavia,ter uma boa noção de como seu negócio funciona pode lhe ajudar a ter uma  empresa mais eficiente e lucrativa, se preparando para enfrentar a concorrência.

Auxílio Brasil: Entidades pedem fim de MP que concede consignado

3 – Invista no autoconhecimento

Uma outra estratégia que funciona é buscar se autoconhecer. Você é um empresário que tem facilidade de tomar decisões? Tem iniciativa? Saiba seus defeitos e qualidades e procure mudar hábitos negativos. Aliás, trabalhe suas imperfeições de modo que possa ter uma boa produtividade no dia a dia do empreendimento.

4 – Procure reconhecer as oportunidades de seu negócio

Antes de você deixar seu emprego e investir em seu novo negócio é indicado que você conheça as melhores oportunidades para a sua empresa. Desse modo, pode-se buscar por empreendimentos mais criativos, inovadores e com um potencial de crescimento. Procure identificar ideias simples de negócio que possam vir a ser lucrativas. 

Antecipação do AUXÍLIO BRASIL de R$600 em agosto tem DATA marcada; veja QUANDO receber a parcela de 600

5 – Faça um planejamento

A princípio, é preciso fazer um planejamento do negócio antes de colocá-lo em prática. Fazer um plano de negócios pode ser a melhor estratégia, tendo em vista que você irá listar quais são os seus objetivos relacionados ao marketing, vendas e finanças, por exemplo. Além disso, com seus objetivos no papel, será mais fácil tomar decisões importantes ao longo do tempo.

6 – Conheça modelos de sucesso

Claro, não existe uma receita pronta para o sucesso. No entanto, é uma boa ideia conhecer negócios e empresários que conseguiram se sobressair no mercado. Em síntese, observe suas atitudes e estratégias de atuação que o levaram ao topo. Você pode se espelhar em empresas que se destacam, mas procure também criar as suas próprias estratégias de atuação.

7 – Conheça as etapas para formalizar a sua empresa

Tendo uma boa ideia de negócio e o dinheiro necessário para poder investir na empresa, é hora de se preparar para formalizá-la. É possível fazer todo o processo na Junta Comercial de seu Estado, na Receita Federal, ou até mesmo em sua Prefeitura. Procure conhecer quais são os tipos de negócios, para ver se você será MEI, Empresário Individual, Simples Nacional, entre outros.

Empresa própria

Ser seu próprio chefe não é uma tarefa fácil. No entanto, com algumas mudanças de hábitos e atitudes, pode-se chegar lá. É preciso que você defina o que irá fazer, converse com amigos e conhecidos sobre o que irá realizar, tenha o conhecimento necessário para o seu negócio, além de ter o espaço certo para começar a trabalhar.

Não se esqueça do fundamental, que é a atração de novos clientes. Além disso, é preciso ter em mente que é preciso ter disciplina e cuidado para começar a trabalhar. Deve-se fazer o que gosta, investir parte do que ganhar, separar as finanças pessoais da empresa. Com as atitudes certas e muito afinco e dedicação, com certeza seu negócio tem tudo para dar certo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.